quinta-feira, 4 de julho de 2013

Egito empossa presidente interino após golpe

O comando das Forças Armadas do Egito deu posse hoje ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Adli Mansour, como presidente interino, depois de derrubar ontem o primeiro chefe de Estado e de governo eleito democraticamente na história do país, Mohamed Mursi, que está em prisão domiciliar.

Ao suspender a Constituição, depois de dar um ultimato de 48 horas para que o governo da Irmandade Muçulmana e as oposições se entendessem, o ministro da Defesa, general Abdel Fattah al-Sissi, prometeu realizar eleições parlamentares e presidencial, mas não disse quando.

Mais confrontos entre partidários da Irmandade Muçulmana e da oposição elevaram para 35 o total de mortos desde domingo. Pelo menos 300 ativistas do grupo islamita foram presos.

A Irmandade se nega a trabalhar com o atual governo, que considera usurpador e responsável pelas mortes, prisões, censura a jornalistas e fechamento de emissoras de televisão de partidos religiosos. Está convocando protestos de massa para amanhã, que pretende converter na "sexta-feira da rejeição".

Os partidários de Mursi criaram um movimento inspirado pelo Tamarod (Rebelde), que convocou manifestações de massa contra o presidente deposto. O Tamarod al-Islamia quer fazer o mesmo contra o juiz Mansour.

A União Africana ameaça suspender o Egito por considerar a mudança de governo inconstitucional. A Turquia condenou o golpe.

Nenhum comentário: