domingo, 23 de junho de 2013

Snowden pede asilo ao Equador

O ex-agente subcontratado pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden, acusado de revelar o programa de megaespionagem via Internet chamado Prisma, pediu asilo  hoje ao Equador depois de fugir de Hong Kong para Moscou, a capital da Rússia, anunciou a televisão pública britânica BBC citando como fonte o ministro do Exterior equatoriano, Ricardo Patiño.

As autoridades de Hong Kong, um território autônomo pertencente à China, disseram que ele saiu legalmente da cidade, apesar do pedido de extradição encaminhado pelo Departamento da Justiça dos EUA.

Snowden foi denunciado criminalmente por espionagem e roubo, mas não por traição. Ele seguiu o exemplo do australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks, refugiado há mais de um ano na Embaixada do Equador em Londres, no Reino Unido.

Assange é alvo de um mandado de prisão pan-europeu emitido pela Suécia, que quer interrogá-lo por acusações de crimes sexuais. Teme ser extraditado de lá para os EUA.

O soldado do Exército americano Bradley Manning está preso por roubar centenas de milhares de documentos sigilosos vazados pelo WikiLeaks, sob acusações de espionagem, roubo, colaboração com o inimigo e traição. Deve pegar prisão perpétua. Mas Assange só divulgou os documentos.

Assim, Assange deveria estar protegido pela ampla liberdade de expressão garantida pela Emenda nº 1 à Constituição dos EUA. Só seria possível denunciá-lo por cumplicidade no roubo de Manning.

Nenhum comentário: