terça-feira, 25 de junho de 2013

Putin confirma que Snowden ainda está em Moscou

O técnico subcontratado pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos que denunciou o programa Prisma, de espionagem via Internet, Edward Snowden, ainda está na Rússia, numa "área de trânsito" do aeroporto de Moscou, confirmou há pouco o presidente Vladimir Putin.

As autoridades russas alegam que Snowden não cometeu nenhum crime pela lei do país que justifique sua extradição para os EUA.

O governo Barack Obama pediu sua extradição a Hong Kong, um território autônomo pertencente à China, mas Snowden, que também tinha acusado os EUA de espionagem cibernética contra o regime comunista chinês, conseguiu sair de lá sem problema.

Sob a alegação de que não terá um julgamento justo nos EUA, Snowden teria pedido asilo político ao Equador, que já abriga, em sua embaixada em Londres, o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que divulgou centenas de milhares de documentos sigilosos do governo americano.

A Suécia emitiu uma "ordem de prisão europeia" para interrogar Assange sobre acusações de crimes sexuais. Ele denuncia uma conspiração para levá-lo para os EUA.

Nenhum comentário: