terça-feira, 4 de junho de 2013

Putin confirma que Rússia não entregou mísseis a Assad

Durante uma reunião de cúpula da União Europeia e da Rússia, o presidente Vladimir Putin confirmou hoje em Ekaterimburgo que seu país ainda não entregou à Síria os sistemas avançados de defesa antiaérea com mísseis S-300, capazes de inibir uma intervenção militar na guerra civil síria. O homem-forte da Rússia advertiu que uma invasão tornaria a situação ainda pior.

Putin defendeu o negócio fechado anos atrás alegando que não contraria o direito internacional por se tratar de um governo soberano, ignorando o argumento de que o ditador Bachar Assad perdeu legitimidade ao atacar seu próprio povo. A Síria abriga a única base militar russa no Mar Mediterrâneio, que Putin não quer perder.

Após visita recente à Síria, o senador americano John MacCain, candidato derrotado pelo presidente Barack Obama na eleição de 2008, afirmou que o regime ditatorial virou o jogo e está vencendo a guerra civil com a ajuda da Rússia, do Irã e da milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus).

Na semana passada, em entrevista à televisão do Hesbolá, declarou já ter recebido os mísseis. Israel ameaça destruí-los sob a alegação de que podem mudar o equilíbrio de forças no Oriente Médio. A Força Aérea israelense bombardeou a Síria pelo menos duas vezes neste ano, supostamente para destruir armas, e destruiu um reator nuclear sírio em construção, em 6 de setembro de 2007.

Nenhum comentário: