quinta-feira, 20 de junho de 2013

Obama propõe corte de um terço nos arsenais nucleares

Num discurso histórico em Berlim, onde outros presidentes americanos como John Kennedy e Ronald Reagan falaram à multidões, Barack Obama pediu ontem a redução em um terço do número de armas atômicas dos Estados Unidos e da Rússia.

Sob forte calor, suado, Obama tirou o paletó para lembrar a famosa declaração de Kennedy em plena Guerra Fria, em 1963: "Todos os homens livres, onde quer que vivam, são cidadãos de Berlim. Por isso, como um homem livre, tenho o orgulho de dizer [em alemão] 'ich bin ein Berliner'" (eu sou um berlinense).

Duas décadas mais tarde, em 1987, diante do Muro de Berlim, o então presidente americano Ronald Reagan fez um apelo ao secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética: "Sr. Gorbachev, derrube este muro". O maior símbolo da divisão do mundo durante a Guerra Fria cairia dois anos depois, em 9 de novembro de 1989.

Agora, num mundo mais pacífico, sem maior risco de uma guerra nuclear entre as grandes potências, Obama propõe a redução dos arsenais nucleares, provavelmente eliminando apenas armas obsoletas.

Nenhum comentário: