segunda-feira, 10 de junho de 2013

Japão cresceu 1% no primeiro trimestre de 2013

O Japão, terceira maior economia do mundo, cresceu 1% no primeiro trimestre de 2013 em relação ao anterior, projetando uma taxa anualizada de 4,1%, acima dos 3,5% da primeira estimativa. É um sinal de sucesso das políticas de estímulo ao crescimento do primeiro-ministro conservador Shinzo Abe, no poder desde o fim do ano passado.

Abe adotou uma política de combate à deflação e à esagnação que afligem a economia japonesa há mais de duas décadas. Ele fixou uma meta uma inflação de 2% ao ano e ordenou o Banco do Japão a fazer políticas de "alívio quantitativo", comprando títulos públicos para aumentar a quantidade de dinheiro em circulação a fim da dobrar a base monetária até o fim de 2014.

Nacionalista e conservador, Abe quer abolir as cláusulas pacifistas da Constituição imposta pelos Estados Unidos ao Japão depois da Segunda Guerra Mundial e sabe que o poderio japonês depende de sua economia, sobretudo agora que o país foi ultrapassado pela China, rival histórica que caminha para se tornar a maior economia do mundo.

Nenhum comentário: