domingo, 19 de maio de 2013

Síria prepara mísseis para contra-atacar Israel

O governo da Síria colocou mísseis terra-terra Tichrin em posição para atacar Telavive se Israel fizer novo bombardeio contra território sírio, revelaram imagens de satélite. Um oficial israelense advertiu o regime de Damasco de que uma ação contra Israel terá sérias consequências.

Apesar de nunca terem assinado um acordo de paz, Israel e a Síria não se atacaram diretamente da Guerra do Yom Kippur, em 1973, até o início da guerra civil síria, há dois anos. Desde então, Israel respondeu a ataques nas Colinas do Golã e bombardeou território sírio pelo menos duas vezes com a Força Aérea.

Mesmo que Israel não queira derrubar a ditadura de Bachar Assad, inclusive por temer o que viria depois, o envolvimento israelense aumenta o risco de internacionalização do conflito.

Um dos ataques foi contra um depósito do aeroporto de Damasco onde estariam armazenados mísseis iranianos a serem enviados à milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá, que participa cada vez mais da guerra civil síria ao lado da ditadura.

Com forte apoio do Hesbolá, o Exército da Síria chegou hoje ao centro de Al-Kussair, uma cidade estratégica próxima da fronteira com o Líbano. Pelo menos 30 milicianos do Hesbolá e 20 soldados sírios teriam sido mortos na batalha.

Nas últimas semanas, o governo sírio retomou várias áreas que estavam em poder dos rebeldes. O regime se beneficia do apoio da Rússia e do Irã. Com menos pressão diplomática, os rebeldes divididos e uma sociedade internacional incapaz de articular um processo de paz, a ditadura de Assad se fortalece.

Em entrevista ao jornal argentino Clarín, o ditador deixou claro mais uma vez não ter a menor intenção de negociar.

Nenhum comentário: