terça-feira, 28 de maio de 2013

Rússia vende mísseis antiaéreos para Síria

Para impedir uma intervenção militar ocidental na Síria, a Rússia está vendendo sistemas avançados de defesa antiaérea à ditadura de Bachar Assad. Israel, que atacou a Síria sem reação nos últimos anos, protestou.

O negócio foi anunciado oficialmente hoje, um dia depois que a União Europeia suspendeu o embargo à venda de armas à Síria. Isso permitiria a países interessados em armar os rebeldes que lutam contra o regime, como a França e o Reino Unido.

A Rússia alega estar vendendo armas para um governo legítimo. Ignora as alegações dos Estados Unidos e da Europa de que seu aliado Assad perdeu a legitimidade ao atacar seu próprio povo sistematicamente.

Desde a Guerra Fria, a Rússia mantém uma base naval na Síria, sua única no Mar Mediterrâneo. Não quer perder o aliado nem a base, muito menos ver o aumento da influência ocidental no Oriente Médio.

Ao mesmo tempo, a Síria é a única aliada árabe do regime fundamentalista do Irã, que apoia Assad com armas e tropas de elite de sua Guarda Revolucionária. A milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá, patrocinada pelo Irã e a Síria, também entrou decidicamente na guerra civil nas últimas semanas.

Nenhum comentário: