quinta-feira, 23 de maio de 2013

Reino Unido identifica soldado morto pelo terror

Lee Rigby
O Ministério da Defesa do Reino Unido identificou há pouco como Lee Rigby, de 25 anos, o soldado morto ontem num ataque terrorista no bairro Woolwich, no Sul de Londres. Ele foi esfaqueado até a morte perto do quartel por dois homens descritos como de origem nigeriana.

Rigby nasceu na Grande Manchester. Estava no Exército Real britânico desde 2005. Fazia parte do 2º Regimento Real de Fuzileiros e serviu no Afeganistão.

O suspeito que declarou diante das câmeras, com facas e mãos sujas de sangue, ter agido para vingar mortes de muçulmanos foi identificado como Michael Adebolajo, de 28 anos.

Fontes da polícia disseram que os dois suspeitos foram alvo de "várias investigações" que não revelaram que eles planejavam um ataque. Adebolajo chegou a ser preso em 2006 durante protestos contra a publicação de caricaturas do profeta Maomé por um jornal dinamarquês.

"Não vamos nos acovardar com esse tipo de ação terrorista", declarou hoje o ministro da Defesa, Philip Hammond, citado pela TV pública britânica BBC. "Este foi um assassinato sem sentido de um soldado que serviu fielmente numa variedade de missões, inclusive no Afeganistão".

O primeiro-ministro David Cameron afirmou que os dois suspeitos agiram sozinhos, mas a polícia britânica prendeu mais dois suspeitos hoje, um homem e uma mulher, ambos de 29 anos.

Nenhum comentário: