quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nigéria lança ofensiva contra Boko Haram

O Exército da Nigéria lançou ontem uma nova ofensiva contra bases de extremistas muçulmanos em três estados do Nordeste do país onde na véspera o presidente Goodluck Jonathan tinha decretado estado de emergência.

"As operações, que envolvem uma mobilização em massa de soldados e recursos, têm como objetivo reafirmar a integridade territorial da nação", declarou o comando militar nigeriano, citado pela agência de notícias Reuters. Os três estados, Adamawa, Borno e Yobe, são pobres e ficam em áreas semidesérticas.

Jonathan teria ordenado o ataque diante de evidências de que o grupo extremista muçulmano Boko Haram (Não à educação ocidental), que luta para impor o direito islâmico a toda a Nigéria, controla o território ao redor do Lago Chade.

"O que estamos enfrentando é uma insurgência e uma rebelião de grupos terroristas que representam é uma séria ameaça à integridade territorial do país", declarou o presidente. "Algumas partes do estado de Borno foram tomadas".

Desde 2009, a revolta do grupo causou mais de 2 mil mortes. Seus ataques se concentram no Norte do país, mas a capital, Abuja, foi alvo de bombas em 2011 e 2012. Não afetam a rica região petroleira do Sul, onde o Movimento de Emancipação do Delta do Níger luta por uma melhor distribuição da riqueza do petróleo e a proteção ao meio ambiente.

Nenhum comentário: