terça-feira, 21 de maio de 2013

Irã veta ex-presidente e candidato do atual

O Conselho dos Guardiães da Revolução Islâmica do Irã, vetou as candidaturas à Presidência do ex-presidente Ali Akbar Hachemi Rafsanjani (1989-97) e de Esfandiar Rahim Machaei, chefe de gabinete do atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad. Oito candidatos foram aprovados. A eleição será realizada em 14 de junho.

Rafsanjani presidiu o Irã por dois mandatos e perdeu a eleição para Ahmadinejad em 2005. Diante das denúncias de fraude do Movimento Verde, de oposição, na eleição de 2009, teria se inclinado para a oposição. Por isso, teria sido vetado. Ele também é um dos homens mais ricos do país, sob o qual pesam várias acusações de corrupção e enriquecimento ilícito.

Machaei seria uma tentativa de Ahmadinejad de preservar algum poder depois de deixar o cargo. O atual presidente perdeu o apoio do Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, Ali Khamenei, que avalizou a decisão do Conselho de Guardiães.

As oito candidaturas aprovadas são do ex-vice-presidente Mohammad Reza Aref, do ex-assessor de segurança nacional Hassan Rouhani, do ex-ministro das Telecomunicações Mohammad Gharazi, do ex-prefeito de Teerã Mohammad Bagher Kalibaf, do ex-comandante da Guarda Revolucionária Mohsen Rezai, do presidente do Parlamento, Gholam Ali Haddad Adel, do assessor especial de Khamenei e ex-ministro do Exterior Ali Akbar Velayati, e do secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional, Said Jalili, que seria o preferido por Khamenei.

Como se observa pelos cargos citados acima, são todos membros da cúpula do regime fundamentalista que governa o Irã desde a revolução islâmica de 1979, que derrubou o xá Reza Pahlevi e levou ao poder o aiatolá Ruhollah Khomeini.

Nenhum comentário: