sábado, 4 de maio de 2013

Ataque de Israel à Síria visou mísseis iranianos

O bombardeio de Israel à Síria visou destruir mísseis terra-terra Fateh-110 armazenados no aeroporto de Damasco que foram enviados do Irã para o Líbano, onde seriam entregues à milícia fundamentalista xiita Hesbolá (Partido de Deus) que apoia a ditadura de Bachar Assad na guerra civil síria, informa a empresa de análises estratégicas americana Stratfor. O alvo foi atingido.

Entre a noite de 2 de maio e a tarde do dia seguinte, o Exército do Líbano observou um aumento da atividade da Força Aérea israelense em seu espaço aéreo.

Além de trocas de tiros e fogo de artilharia nas Colinas do Golã, território sírio ocupado em 1967 e anexado por Israel em 1981, pelo menos três vezes a aviação israelense bombardeou a Síria desde o início da guerra civil.

Com o agravamento do conflito e o papel preponderante dos extremistas muçulmanos na luta contra o regime, Israel teme o aumento de riscos à sua segurança que viriam tanto de armas químicas quanto das ações armadas de jihadistas no país vizinho.

O governo de Israel não assumiu a autoria do ataque, mas as agências de notícias citam altos funcionários israelenses não identificados para informar que foram destruídas armas "capazes de virar o jogo", reporta o jornal The Times of Israel.

Nenhum comentário: