segunda-feira, 15 de abril de 2013

Secretário-geral da OEA é a favor de recontagem na Venezuela

Diante das suspeitas de fraude, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, declarou ser favorável à recontagem total dos votos da eleição presidencial de ontem na Venezuela, como quer o candidato da oposição, governador Henrique Capriles.

Pelo resultado anunciado pouco depois da meia-noite pelo horário de Brasília, o presidente interino Nicolás Maduro teria vencido com uma vantagem de 235 mil votos, cerca de 1,6 ponto percentual. Capriles denunciou que houve pelo menos 3 mil incidentes capazes de levantar suspeitas de irregularidades.

O Conselho Nacional Eleitoral ignorou o pedido da oposição e declarou Maduro presidente eleito antes mesmo da contagem inicial dos votos. Sua presidente, Tibisay Lucena, declarou que "o resultado é irreversível". Capriles convocou a população para sair às ruas em protesto.

Maduro ganha com baixa legitimidade, apesar da santificação do falecido presidente Hugo Chávez e do uso abusivo da máquina estatal na campanha. Os chavistas alegam que a oposição tem apoio maciço dos ricos e dos meios de comunicação privados, o que teria equilibrado a disputa.

Diante desta situação, Capriles, que obteve um resultado surpreendente, deve liderar a oposição e ficar à espera de um possível referendo para revogar o mandato de Maduro daqui a três anos ou das próximas eleições, previstas para 2018.

O presidente eleito insistiu em que a "revolução bolivarista vai durar décadas", mas quase ninguém acredita mais nisso. Sem Chávez, sem plataforma e sem programa para enfrentar a séria crise econômica, o chavismo começa a definhar.

Nenhum comentário: