sexta-feira, 19 de abril de 2013

Maduro toma posse com promessa de recontagem

Horas antes da posse do presidente Nicolás Maduro, o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela concordou hoje em fazer uma auditoria em todas as urnas usadas na eleição presidencial de 14 de abril de 2013. A vitória do presidente interino que substitui Hugo Chávez desde dezembro por apenas 1,8% dos votos levou a oposição a pedir a recontagem, primeiro aceita, depois rejeitada e agora finalmente aceita pelo regime chavista.

Ao anunciar a decisão, a presidente do CNE, Tibisay Lucena, disse que o processo vai durar um mês. A recontagem alivia a tensão nas ruas, onde oito pessoas foram mortas na violência pós-eleitoral, e cria uma clima mais calmo para a posse de Maduro hoje à tarde.

"Com isso, estamos onde gostaríamos de estar", declarou o candidato oposicionista, governador Henrique Capriles, acusado pelo governo de fomentar os conflitos de rua que se seguiram à divulgação do resultado oficial por denunciar fraude eleitoral. "Agora o CNE cria a possibilidade de resolver a crise política do país", reporta o jornal The New York Times.

Pela lei eleitoral venezuelana, 54% das urnas são auditadas automaticamente quando a votação termina. Ao votar, cada eleitor recebe um voucher com seu voto para ser depositado numa urna de papelão. Na apuração, os votos impressos são conferidos com a votação eletrônica.

Agora, as 46% urnas restantes serão examinadas, mas o prazo de um mês sugere que pode ser uma manobra para acalmar a oposição e dar legitimidade à posse de Maduro hoje à tarde.

Nenhum comentário: