segunda-feira, 29 de abril de 2013

Primeiro-ministro sírio escapa de atentado em Damasco

O primeiro-ministro da Síria, Wael al-Halki, sobreviveu a um atentado contra a comitiva onde se encontrava hoje no centro de Damasco. Seis pessoas morreram, mas o chefe de governo não foi ferido, afirmou a televisão estatal.

Embora Halki não esteja entre os mais poderosos da ditadura de Bachar Assad, o atentado mostra mais uma vez a capacidade dos rebeldes de ataque o coração do regime. Ele está na chefia do governo desde agosto de 2012, quando o então primeiro-ministro Riyadh Hijab desertou. Em dezembro, outro ataque na capital ferira o ministro do Interior da Síria.

Com as denúncias de uso de armas químicas pelo governo sírio, os Estados Unidos e o Reino Unido pediram uma investigação das Nações Unidas.

O presidente Barack Obama repetiu várias vezes que o uso de armas químicas seria o limite além do qual a Síria estaria sujeita a uma intervenção militar. Mas as guerras no Afeganistão e no Iraque, que ele prometeu acabar, mostram que é muito mais fácil entrar numa guerra do que sair dela

Nenhum comentário: