quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ordens à indústria dos EUA têm maior baixa em 7 meses

Nesta recuperação aos solavancos, a economia dos Estados Unidos deu hoje mais um sinal de fraqueza.  Depois de registrar uma alta de 4,3% em fevereiro, as encomendas à indústria de bens duráveis, com pelo menos três anos de uso, caíram 5,7% no mês de março, revelou hoje o Departamento do Comércio.

"Tivemos uma considerável perda de impulso da economia e isto está óbvio nos dados que vimos nas últimas quatro semanas", comentou Jacob Oubina, economista sênior da corretora RBC Capital Markets, em Nova York, citado pela agência Reuters.

A recuperação da indústria com a queda do dólar foi um dos fatores da retomada economia dos EUA depois da chamada Grande Recessão de 2008-9, expressão criticada por alguns economistas que entendem que uma crise financeira tem um impacto de longo prazo.

Tudo indica que a maior economia do mundo está em desaceleração. Começou o ano em ritmo forte, mas desde o mês passado vai mais devagar.

O maior responsável é o governo dos EUA, onde a falta de acordo entre a Casa Branca e o Congresso levou a fortes cortes nos gastos públicos, reduzindo a demanda em vários setores da economia.

Nenhum comentário: