terça-feira, 16 de abril de 2013

Oposição suspende marcha de protesto na Venezuela

O governador Henrique Capriles, candidato derrotado à Presidência da Venezuela no domingo passado, pelo menos na contagem oficial, suspendeu hoje uma passeata convocada para amanhã para protestar contra a decisão das autoridades de não fazer uma recontagem geral dos votos.

Capriles alegou que o governo iria infiltrar militantes na manifestação para provocar violência. O protesto foi declarado ilegal pelo presidente Nicolás Maduro. Ironizando a postura autoritária de Maduro, disse que "quem quer ser legítimo deve demonstrar que é legítimo".

Foi a segunda derrota de Capriles. Ele perdeu a eleição de 7 de outubro passado para Hugo Chávez por nove pontos percentuais, ficou agora a apenas 1,8 ponto do presidente interino, Nicolás Maduro, proclamado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral.

Como o regime bolivarista tem total controle das instituições venezuelanas, a vitória apertada aumentou as suspeitas de fraude eleitoral. No primeiro momento, Maduro concordou com uma recontagem, mas foi obrigado a recuar por seus partidários. Sua derrota marcaria o fim da chamada "revolução bolivarista".

Nenhum comentário: