quarta-feira, 24 de abril de 2013

ONU vai investigar uso de armas químicas na Síria

Uma equipe das Nações Unidas vai investigar as denúncias de uso de armas químicas na guerra civil da Síria pela ditadura de Bachar Assad nas cidades de Alepo e Homs, a segunda e a terceira maiores do país, confirmou hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.

Depois da França e do Reino Unido, ontem o serviço secreto de Israel afirmou ter provas do uso de armas químicas contra os rebeldes. Os investigadores da ONU aguardam autorização para entrar na Síria e verificar essas alegações.

Várias vezes o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu que o uso ou movimentação de armas de destruição em massa eram o sinal vermelho para Assad. Se o ditador cruzasse esse limite, estaria sujeito a uma intervenção militar internacional.

Obama não mostra o menor interesse em entrar numa nova guerra no Oriente Médio. A sociedade internacional vira as costas. Depois de dois anos e um mês de uma revolta popular inicialmente pacífica que se transformou numa guerra civil brutal diante da cruel repressão do regime, a Síria é um país fragmentado e arrasado.

A frágil aliança entre os diferentes grupos étnicos e religiosos que compunham a Síria dificilmente será restabelecida, pelo menos em curto prazo.

Nenhum comentário: