quarta-feira, 24 de abril de 2013

Grupo jihadista nigeriano só visa estrangeiros

Quatro anos depois do início de uma sangrenta revolta muçulmana no Norte da Nigéria liderada pelo grupo Boko Haram (Não à Educação Ocidental, na língua haussa), um novo grupo fundamentalista islâmico chamado Ansaru nasce jurando lealdade à rede terrorista Al Caeda, com o compromisso de só atacar estrangeiros.

É uma dissidência do Boko Haram que pretende evitar ataques a nigerianos, concentrando-se em sequestrar e matar estrangeiros. Eles mataram sete funcionários de uma obra de construção de estrada no semideserto Norte da Nigéria, lembra o jornal The New York Times.

Ansaru também é suspeito do sequestro de um engenheiro francês desaparecido desde dezembro e do sequestro e morte de dois trabalhadores na construção, um britânico e um italiano.

O presidente Goodluck Jonathan, cristão e sulista, nomeou uma comissão para explorar a possibilidade de uma negociação de paz que ofereça anistia ao Boko Haram. Mas cientistas políticos alertam que sem a interferência de clérigos muçulmanos, a revolta de inspiração religiosa não terá solução.

Nenhum comentário: