terça-feira, 16 de abril de 2013

FMI reduz expectativa de crescimento mundial

Em sua Perspectiva Econômica Mundial, divulgada hoje, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu de 3,5% para 3,3% sua expectativa de crescimento para a economia mundial neste ano de 2013.

O Brasil deve avançar 3%, em vez dos 3,5% da previsão anterior, de seis meses atrás. Fica abaixo do esperado para os países emergentes, que devem ter uma expansão 5,3% e não de 5,5% como estava no relatório anterior.

"A economia mundial é tão frágil quanto seu elo mais fraco", declarou o diretor de pesquisas econômicas do FMI, Olivier Blanchard, referindo-se à Europa, que deve ter recessão, com queda de 0,3% no produto regional bruto. "Dadas as fortes interligações entre os países, uma recuperação desigual também é perigosa. Alguns riscos diminuíram, mas não é o momento de relaxar."

Na análise do Fundo, a economia mundial anda em três velocidades distintas, com os países em desenvolvimento e as economias emergentes na frente. Entre as economias desenvolvidas, os Estados Unidos têm desempenho muito melhor do que a Europa. Devem crescer 1,9% em 2013.

Houve uma desaceleração global no início do ano, mas o crescimento deve subir no segundo semestre. Em 2014, deve avançar 4%.

Nenhum comentário: