terça-feira, 16 de abril de 2013

EUA acreditam que ataque partiu de pequeno grupo

O governo dos Estados Unidos acredita que o atentado terrorista contra a Maratona de Boston, que deixou três mortos e 176 feridos foi obra de um pequeno grupo extremista e não de uma conspiração internacional, declarou a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.

As duas bombas eram rudimentares. Estavam em panelas de pressão cheias de pregos e peças de metal para aumentar os danos escondidas em mochilas. Podem ter sido acionadas por controle remoto. Hoje a polícia disse que os explosivos estavam dentro de sacos de nylon ou mochilas escuras.

A rede de televisão americana CNN mostrou duas fotos enviadas por um telespectador com imagens de antes e depois do atentado. Antes, há uma imagem de um pacote claro ao lado de uma lata de lixo junto as grades metálicas instaladas para separar a torcida dos corredores. Na segunda foto, o pacote desapareceu.

Um homem com mais de uma mochila escura foi visto tentando entrar numa área restrita. A polícia tenta identificá-lo, mas é comum em maratonas que amigos fiquem com roupas e objetos dos corredores durante a prova.

Até agora, ninguém reivindicou a autoria do atentado, o pior em território americano desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

A segunda vítima foi identificada como Krystle Campbell, uma americana de 29 anos que fazia um curso de graduação na Universidade de Boston. A terceira era uma estudante chinesa cuja identidade não foi revelada porque seus parentes ainda não foram avisados pelas autoridades americanas.

Nenhum comentário: