quinta-feira, 14 de março de 2013

Xi Jinping é eleito oficialmente presidente da China

Por 2.952 votos a um, o Congresso Nacional do Povo elegeu hoje oficialmente Xi Jinping, líder do Partido Comunista desde novembro de 2012, para presidente da China pelos próximos cinco anos. Como ele também foi nomeado presidente da Comissão Militar do Comitê Central, que controla as Forças Armadas, Xi acumula os três cargos mais importantes da China.

Seu antecessor, Hu Jintao, levou alguns anos para assumir o controle sobre Exército Popular de Libertação. Tentou reter o cargo durante a transição. Não conseguiu. Todo o poder foi transferido para Xi.

O vice-primeiro-ministro Le Keqiang, que seria o candidato de Hu à Presidência, foi nomeado primeiro-ministro em substituição a Wen Jiabao

A chefia da Comissão Militar Central era o único cargo do então dirigente máximo Deng Xiaoping (1978-92) na maior parte do tempo em que governou o país e realizou as reformas que transformaram a China na segunda maior economia do mundo, rumo ao topo.

Com 99,86% dos votos, o novo ditador chinês bate o sírio Bachar Assad, que obteve 97,62%. O campeão é o falecido ditador norte-coreano Kim Jong Il, com 99,98% dos votos em disputa.

Num sinal de mudança, o governo anunciou que a primeira-dama Peng Liyuan, uma cantora popular famosa no país, terá um papel proeminente nas viagens do presidente ao exterior para reforçar o poder suave da China.

Nenhum comentário: