sábado, 9 de março de 2013

Venezuela marca eleição presidencial para 14 de abril

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela convocou hoje uma eleição especial para escolher um presidente para completar o mandato de seis anos de Hugo Chávez, que não chegou a tomar posse em 10 de janeiro de 2013 e morreu na terça-feira passada.

O favorito é o vice-presidente Nicolás Maduro, que está exercendo a presidência interinamente, e foi apontado como sucessor por Chávez quando o comandante foi para Cuba, no início de dezembro, submeter-se à quarta cirurgia para tratamento de um câncer abdominal. Ele foi motorista de caminhão e sindicalista antes de ascender dentro do movimento bolivarista.

A oposição deve se unir em torno do governador Henrique Capriles,  que perdeu a eleição de 7 de outubro de 2012 para Chávez, obsrva o jornal The New York Times, mas conquistou 45% dos votos, o melhor resultado oposicionista nos 14 anos da era Chávez.

Com a comoção causada pela morte de um presidente carismático, caudilhesco e populista, e suas generosas políticas sociais que elevaram o padrão de vida de 60% dos venezuelanos, Maduro é o favorito. Diante do caos econômico e do vazio político deixados pelo presidente morto, terá um futuro difícil.

Nenhum comentário: