domingo, 24 de março de 2013

Rebeldes derrubam governo da República Centro-Africana

Um grupo rebelde tomou o poder hoje na República Centro-Africana, com a fuga do presidente François Bozizé e de sua família para a República Democrática do Congo, enquanto o comércio da capital, Bangui, está sendo saqueado.

Seleka (Aliança, na língua sango) reúne a União das Forças Democráticas pela Unidade, a União das Forças Republicanas e a Convenção dos Patriotas por Justiça e Paz. Em 2007, esses três grupos fizeram um acordo com o governo para integrar seus milicianos ao Exército. No ano passado, uma parte desertou a voltou à luta armada.

O rebelião foi reiniciada em dezembro. Depois de negociações, os rebeldes aderiram ao governo em janeiro. Eles acusavam o presidente de quebrar o acordo ao não libertar os presos políticos do país.

Para a BBC Africa, o presidente Bozizé enfraqueceu o Exército por medo de ser derrubado depois de tomar o poder num golpe de Estado em 2003.

Desde a independência da França, em 1960, a República Centro-Africana passou por uma série de golpes e rebeliões. Fui até império sob a ditadura de Jean-Bedel Bokassa (1965-79), reabilitado em 2010 por Bozize.

Nenhum comentário: