quinta-feira, 21 de março de 2013

EUA defendem criação de Estado palestino

Durante visita ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, em Ramalá, na Cisjordânia, o presidente Barack Obama reafirmou hoje o compromisso dos Estados Unidos com uma solução pacífica para o conflito árabe-israelense que inclua a criação de um país independente para os palestinos convivendo lado a lado com Israel.

"O povo palestino merece o fim da ocupação e das indignidades diárias que vêm com ele", discursou Obama.

Mas não convenceu nem mesmo os palestinos moderados. Em entrevista ao jornal liberal israelense Haaretz, a dirigente palestina Hanan Ashrawi, membro do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), afirmou que o discurso de Obama aceita a narrativa ideológica sionista e que os EUA estarão sempre do lado de Israel não importa o que aconteça.

"Obama falou sobre a paz e a necessidade de criação de um Estado palestino para garantir a segurança de Israel , comentou Ashrawi. "Também falou sobre o direito do povo palestino de ter feito próprio Estado, mas não mencionou as duas questões principais, como as fronteiras do Estado palestino, que a colonização vai erodindo a cada dia. O teste agora é ver se aquelas pessoas que aplaudiram Obama em Israel vão dizer a Netanyahu e seu governo para acabar com a ocupação, acabar com os assentamentos e estabelecer um Estado palestino nas fronteiras anteriores à guerra de 1967."

Nenhum comentário: