quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Proibir casamento gay é inconstitucional, diz governo Obama

Num momento histórico da luta pela defesa dos direitos dos homossexuais, o governo Barack Obama declarou hoje à Suprema Corte dos Estados Unidos que a proibição do casamento gay na legislação estadual da Califórnia viola o princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei.

A ação pede claramente que lei aprovada em referendo seja anulada pelo supremo tribunal americano. No momento, a Califórnia é um dos oito estados dos EUA que dá aos casais homossexuais os mesmos direitos dos casais heterossexuais, menos o casamento. Para o Departamento de Justiça, isto é inconstitucional.

Se o tribunal aceitar a petição do governo, os outros sete estados americanos que reconhecem a união civil de homossexuais dando-lhes direitos iguais aos casais heterossexuais terão de aceitar o casamento gay. São eles: Delaware, Havaí, Illinois, Nevada, Nova Jérsei, Oregon e Rhode Island.

Para o jornal The Washington Post, a ação indica a determinação do governo Obama de impor o casamento gay através de legislação federal, não deixando a decisão para os estados.

3 comentários:

Core disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Core disse...

Isso sim que é pais de liberdade e de respeito, espero que o Brasil um dia possa se torna um pais assim, com um presidente assim, a lei é para todos, os direito também, alias, fico feliz por pelo menos o Brasil ter aprovado a união homoafetiva, pois fico feliz pelos homossexuais também estarem conseguindo seus direitos!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.