domingo, 17 de fevereiro de 2013

Economia verde gera milhões de empregos no Brasil

A transição para uma economia mais verde rumo ao desenvolvimento sustentável criou 3,1 milhões de empregos nos Estados Unidos e 2,9 milhões no Brasil em 2010, aponta um relatório divulgado na sexta-feira em Buenos Aires pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), concluindo que a alegação de uma economia em maior harmonia com o meio ambiente destruiria empregos.

No caso brasileiro, um estudo do Banco Mundial afirma que a redução em um terço da emissão de gases que agravam o efeito estufa é compatível com a expansão da economia: "O país tem grande possibilidade de mitigar e reduzir suas emissões de carbono em setores como agricultura, energia transporte e gestão de resíduos sem afetar negativamente o crescimento econômico".

Ao lançar o relatório O desafio da promoção de empresas sustentáveis na América Latina e no Caribe,   a diretora regional da OIT, Elizabeth Tinoco, ressaltou que "sem empresas sustentáveis não haverá trabalho decente e sem trabalho decente não haverá empresas sustentáveis".

A diretora da OIT destacou que o crescimento recente da América Latina reduziu o desemprego urbano para 6,4%, um mínimo histórico, mas 50% ainda trabalham na economia informal e 40% não têm cobertura de saúde nem plano de aposentadoria.

O relatório adverte que a degradação do meio ambiente prejudica a economia como um todo e lamenta a falta de incentivos para as pequenas e médias empresas sejam reorientadas rumo à economia verde e ao desenvolvimento sustentável. Defende maior participação da mulher no mercado de trabalho e a equiparação dos salários de homens e mulheres.

Nenhum comentário: