quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Economia da Eurozona recua mais 0,6%

A Zona do Euro, que reúne 17 países da União Europeia, sofreu uma contração econômica de 0,6% no último trimestre de de 2012, aprofundando a recessão no bloco, que teve seu pior desempenho em quase quatro anos. Na UE como um todo, a baixa foi de 0,5%, calculou o escritório oficial de estatísticas do bloco, Eurostat.

É a pior recessão na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O ano passado foi o primeiro desde a introdução do euro, em 1999, em que a Eurozona não cresceu em nenhum trimestre. No ano inteiro, a contração foi de 0,5%, informa a agência de notícias Reuters.

A queda no quarto trimestre foi puxada pela Alemanha (-0,6%) e a França (-0,3%), que recuaram mais do que o previsto. Pior ainda foi a Itália (-0,9%), que encolheu pelo sexto semestre consecutivo.

Em 2012 como um todo, a economia da França, a segunda maior da Eurozona e a quinta do mundo, ficou estagnada, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos (Insee).

Apesar do recuo no quarto trimestre, a Alemanha, maior economia da Zona do Euro e quarta do mundo, fechou o ano com 0,7% de crescimento porque tinha crescido nos três primeiros trimestres do ano, anunciou hoje o escritório oficial de estatísticas Destatis.

Nenhum comentário: