sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Chávez fez traqueostomia e não pode falar, diz ministro

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, submetido em Cuba à quarta cirurgia contra um câncer abdominal, teve de fazer uma traqueostomia por causa de problemas respiratórios e está impedido de falar, admitiu hoje o ministro da Comunicações, citado há pouco pela rede de televisão americana CNN.

Em Caracas, Henrique Capriles, o candidato derrotado por Chávez na eleição de outubro passado, reagiu indignado: "Esses mentirosos diziam que falavam com o presidente. Agora, dizem que ele não podia falar".

A traquestomia é uma operação para abrir um orifício na traqueia, abaixo da laringe, usada em intubações prolongadas.

O governo divulgou hoje as primeiras fotos do caudilho depois da cirurgia, cercado por suas duas filhas, 69 dias depois de ir para Havana.

Como Chávez não compareceu à cerimonia de posse de um novo mandato presidencial, em 10 de janeiro de 2013, sua saúde virou uma questão nacional e um segredo de Estado. O caudilho venezualano preferiu ir para Cuba, em vez do Brasil, onde a medicina é muito mais desenvolvida, para evitar o vazamento de informações sobre o tratamento.

Se Chávez não se recuperar, a Venezuela deve realizar uma nova eleição presidencial. Antes de ir para Havana, o presidente nomeou Nicolás Maduro como vice-presidente e sucessor.

Nenhum comentário: