quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Carro-bomba contra partido de Assad mata 53 na Síria

Um carro-bomba explodiu hoje no centro de Damasco. Pelo menos 53 pessoas morreram e mais de 200 saíram feridas. O alvo foi a sede do partido Baath, que governa a Síria desde 1967. Esse tipo de ataque costuma ser realizado por extremista muçulmanos ligados à rede terrorista Al Caeda.

Horas depois do atentado, duas bombas caíram perto do quartel-general do Estado-Maior das Forças Armadas da Síria, sem ferir ninguém.

A capital síria é alvo de atentados a bomba desde julho do ano passado, quando quatro altos assessores da ditadura de Bachar Assad e do partido Baath foram mortos.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, ligado à oposição e baseado em Londres, afirmou que outras 18 pessoas morreram num bombardeio de forças governistas na cidade de Derá, um dos berços da revolta popular que completa dois anos em 15 de março.

Desde então, pela estimativa das Nações Unidas, mais de 70 mil pessoas foram mortas, 857 mil fugiram da Síria e mais de 2 milhões abandonaram suas casas mas continuam no país. Ontem, a Liga Árabe e a Rússia se ofereceram para intermediar negociações de paz, mas nenhum dos lados mostrou interesse.

2 comentários:

Kléber Santiago disse...

Diferentemente do que você diz, os alauítas NÃO são xiitas. Aprenda aqui: http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/entenda-o-envolvimento-do-hezbollah-na-guerra-da-siria/

Nelson Franco Jobim disse...

São uma das seitas do xiismo. Se você concorda com o correspondente do Estado, peça explicações a ele. Não é o que diz a Enciclopédia Britânica, em que confio mais.

O envolvimento do Hesbolá não começou agora, como sugere o texto que você cita. Veja reportagem na revista New Yorker desta semana.