segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cardeal escocês acusado de abuso sexual renuncia

Mais um escândalo sexual abala a Igreja Católica às vésperas da eleição de um novo papa. Um dia depois de defender o fim do celibato para os padres, o arcebispo de Edimburgo e Santo André, cardeal Keith O'Brian, foi acusado por três padres e um ex-sacerdote de "comportamento inadequado" em relação a seus paroquianos e até padres. O Vaticano aceitou hoje sua renúncia ao cargo.

Assim, o Conclave do Sacro Colégio Cardinalício terá 115 eleitores. O'Brien era a principal autoridade da Igreja Católica no Reino Unido.

Tanto o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, tinham repudiado no sábado o que chamaram de "maledicências" e "calúnias" contra a Igreja. Eles alegaram que a maioria das suspeitas não pode ser comprovada.

Nos Estados Unidos, há uma grande pressão para que o arcebispo de Los Angeles, cardeal Roger Mahony, acusado de acobertar escândalos sexuais de membros da Igreja, não participe do Conclave. Mahony depôs durante três horas e meia à Justiça da Califórnia. O Vaticano não vê problemas para ele participar da eleição do sucessor de Bento XVI.

Nenhum comentário: