terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ministro da Defesa do Egito alerta para colapso do Estado

Depois de seis dias de violência em que mais de 50 pessoas foram mortas, o ministro da Defesa do Egito, general Abdel Fattah al-Sissi, advertiu que o conflito político contínuo pode levar ao "colapso do Estado", numa crítica aparentemente dirigida tanto ao presidente Mohamed Mursi e seus partidários da Irmandade Muçulmana quanto à oposição liberal.

Para o general, se os atuais desafios políticos, econômicos e sociais não forem tratados por "todas as partes", serão uma ameaça "à segurança e à coesão do Estado egípcio" e "às gerações futuras", noticia a televisão pública britânica BBC.

A declaração, publicada numa página do Exército no Facebook, é uma ameaça velada de intervenção militar, caso as autoridades civis não consigam controlar a situação. A nota acrescenta que o Exército "é um bloco sólido e coeso e um forte pilar de sustentação do Estado" e será "o Exército de todos os egípcios, quaisquer que sejam filiações".

Ontem à noite, comerciantes e populares desafiaram o toque de recolher noturno e o estado de emergência decretados pelo presidente Mursi nas cidades de Porto Said, Ismaília e Suez.

Nenhum comentário: