quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Israel bombardeia comboio da Síria que ia para o Líbano

A Força Aérea de Israel atacou na madrugada de ontem um comboio que ia da Síria com destino ao Líbano supostamente levando armas sofisticadas, inclusive mísseis antiaéreos e talvez armas químicas, para a milícia fundamentalista xiita Hesbolá (Partido de Deus).

A Síria denunciou a ação como "arrogante e agressiva". Não admitiu que um comboio tenha sido o alvo. A ditadura de Bachar Assad declarou que foi atingido um centro de inteligência militar.

Foi o primeiro bombardeio de Israel à Síria em mais de cinco anos. Em 6 de setembro de 2007, a Força Aérea israelense destruiu uma usina nuclear em construção com tecnologia da Coreia do Norte.

Depois de uma advertência do governo linha-dura israelense, o ataque de hoje é um sinal claro de que Israel não vai permitir que o Hesbolá aproveite a guerra civil na Síria para reforçar seu arsenal, observam analistas citados pelo jornal The New York Times. A milícia xiita é aliada ao Irã e poderia ser usada num contra-ataque caso Israel bombardeie as instalações nucleares iranianas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hahahaha você escreveu Hezbollah totalmente errado hahahaha Santa Ignorância hahahahah

Nelson Franco Jobim disse...

Eu escrevo em português, em vez de copiar do inglês.

Anônimo disse...

Hahahaha, ótima desculpa. Eu também escrevo em português, veja só, Baraqui Obama, Rilari Clinton, Maicou Xumaquer...