terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Índia reduz taxa básica de juros para 7,75% ao ano

O Banco da Reserva da Índia reduziu hoje sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, de 8% para 7,75% ao ano. Foi o primeiro corte em nove meses. O objetivo é estimular a economia indiana, cuja taxa de crescimento caiu de 8% para pouco menos de 6% no no passado.

"É o momento crítico agora para conter a queda no crescimento sem prejudicar a estabilidade", declarou o presidente do banco central indiano, Duvvuri Subbarao. "A inflação moderada dá oportunidade para a política monetária agir em conjunto com medidas fiscais e outras para diminuir os riscos para o crescimento".

A inflação chegou a 10,6% em dezembro, mas o índice de preços no atacado caiu de 8,1% em setembro para 7,2% no mês passado. O banco central também reduziu em 0,25 ponto percentual para 4% a porcentagem dos depósitos populares que os bancos devem guardar como reserva no próprio banco central. Isso vai liberar mais US$ 3,4 bilhões para empréstimos, informa o jornal inglês Financial Times.

O BC indiano diminuiu de 5,8% para 5,5% a previsão de crescimento para o ano fiscal que termina em 31 de março de 2013. A maioria dos economistas entende que a Índia precisa retomar as reformas estruturais para retomar os índices de expansão anteriores à crise econômica mundial.

Nenhum comentário: