sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Economia britânica volta a encolher

Sob o peso dos cortes de gastos públicos de 83 bilhões de libras impostos pelo atual governo, a economia do Reino Unido corre o risco de cair na sua terceira recessão desde a crise mundial de 2008-9. No último trimestre de 2012, recuou 0,3%; no ano, ficou estagnada.

Depois de dois anos e meio de estagnação, a economia britânica escapou de sua segunda recessão com um avanço de 0,9% no terceiro trimestre do ano passado, em parte devido à Olimpíada de Londres e à festa dos 60 anos do reinado de Elizabeth II. Mas voltou a encolher no fim do ano, com queda de 1,8% na produção industrial.

O resultado aumenta a pressão sobre o ministro das Finanças conservador, George Osborne, e seu programa de ajuste fiscal. Para o porta-voz da oposição trabalhista para economia e finanças, Ed Balls, "o primeiro-ministro David Cameron e o ministro George Osborne estão dormindo no volante. Passaram os últimos seis meses obsecados por um referendo a ser realizado daqui a cinco anos [sobre a participação do Reino Unido na União Europeia], sem se concentrar nos problemas econômicos atuais".

A economia britânica é hoje 3,3% menor do que em seu pico, em 2008. Nesta semana, o Fundo Monetário Internacional diminuiu de 1,1% para 1% sua previsão de crescimento para o país em 2013, reporta a agência Reuters.

Nenhum comentário: