sexta-feira, 31 de agosto de 2012

"Calderón não prendeu nenhum político ligado ao tráfico"

Na sua guerra contra as drogas, morreram mais de 50 mil pessoas, mas o presidente Felipe Calderón não prendeu nenhum político ligado ao tráfico, acusa o ex-ministro do Exterior do México Jorge Castañeda, defensor de uma liberalização do uso de drogas, e de usar a polícia e não o Exército para combater o problema.

"A três meses de terminar o mandato de seis anos do presidente Calderón, nenhum político - nem governador, senador, nem deputado, nem prefeito, nem secretário - foi preso por cumplicidade com o narcotráfico", observa o ex-chanceler. "Então, ou não há nenhum ou o presidente Calderón, como seus predecessores, preferiu priorizar a política em vez do castigo nos casos que conhece."

Um dos maiores intelectuais e cientistas políticos da América Latina, Castañeda se define como esquerdista, mas, em entrevista à imprensa da República Dominicana, ressalva: "Se ser de esquerda é apoiar incondicionalmente a ditadura castrista, não sou".

O ex-chanceler mexicano critica Andrés Manuel López Obrador, o candidato de esquerda que não aceitou o resultado da eleição presidencial de 1º de julho, vencida por Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), apesar da confirmação do resultado pela Suprema Corte.

"Essa é uma luta perdida", analisa Castañeda. "A esquerda não conseguiu prova nenhuma de suas alegações de fraude". López Obrador continua se negando a reconhecer a vitória de Peña Nieto.

Bernanke indica intenção de fazer novo estímulo

Num encontro de dirigentes de bancos centrais em Jackson Hole, o presidente da Reserva Federal (Fed), Ben Bernanke, defendeu uma nova rodada de estímulo econômico para ajudar a recuperação da economia dos Estados Unidos.

Com uma "grave preocupação" por causa do desemprego, linguagem considerada forte para o presidente do Fed, Bernanke indicou que os últimos dados positivos foram insuficientes para mudar sua análise de que a recuperação é fraca e enfrenta dificuldades, observa o jornal The New York Times.

O crescimento do produto interno bruto no segundo trimestre foi revisado para cima pelo Departamento de Comércio na última quarta-feira, passando de 1,5% para 1,7% ao ano. A confiança do consumidor chegou ao maior nível em três meses. As encomendas à indústria avançaram 2,8% em julho, na maior alta em vários meses.

Bernanke afirmou que as políticas do Fed trouxeram benefícios significativos nos últimos anos. Ele deiou claro pode fazer mais e que os resultados superam os riscos.

Produção industrial do Japão cai 1,2%

A produção das fábricas japonesas voltou a sofrer as consequências da crise econômica mundial, caindo 1,2% em julho na comparação com o mês anterior e 1% em relação ao ano passado, anunciou hoje o Ministério da Economia, da Indústria e do Comércio do Japão.

Sob pressão da valorização do iene e da baixa na demanda por exportações, os setores que mais pesaram na queda foram produtos eletroeletrônicos e suas peças, maquinária em geral e instrumentos de precisão.

Índia cresce em ritmo de 5,5% ao ano

A economia da Índia, a terceira maior da Ásia, registrou no segundo trimestre de 2012 um crescimento de 5,5% ao ano, maior do que no trimestre anterior, mas menor na comparação anual, informou hoje o escritório oficial de estatísticas do governo indiano.

Taxa de desemprego da Zona do Euro é recorde

Sob o peso da crise das dívidas públicas, o índice de desemprego nos 17 países da União Europeia que usam o euro como moeda atingiu um novo recorde: 11,3%. Na UE como um todo, a taxa ficou em 10,4%.

O desemprego é menor na Áustria (4,5%), na Holanda (5,3%), e na Alemanha e Luxemburgo (5,5%). A situação é pior na Espanha (25,1%) e na Grécia (23,1%), informa o Eurostat, escritório oficial de estatísticas da União Europeia (UE).

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Romney acusa Obama de dividir os EUA

No discurso de agradecimento por sua investidura como candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 6 de novembro, o ex-governador Mitt Romney está acusando o presidente Barack Obama de fracassar e dividir o país

"Queria que o presidente Obama tivesse sucesso porque quero sucesso para os EUA. Mas suas promessas deram lugar ao desapontamento e à divisão. Não temos de aceitar isso. Agora é o momento em que nós podemos fazer algo", declarou Romney, citando o slogan da campanha de Obama em 2008. "Com sua ajuda, vamos fazer algo", completou o candidato republicano.

Em seguida, entrou no lado humano, a tentativa de desmentir a propaganda de Obama, que o retrata como um multimilionário insensível, distante dos problemas do cidadão comum. Contou a história dos seus pais, que imigraram para Detroit.

"Eles viveram juntos durante 64 anos. Qual o segredo? O florista da esquina. Todo dia meu pai dava uma rosa para minha mãe", disse Romney.

Logo, passou a atacar Obama: "Se você votou em Obama com entusiasmo há quatro anos, como você se sente agora? Se seu melhor momento foi no dia da eleição, ele fracassou".

O Partido Republicano tenta apagar o passado e esconder do povo americano que seu último governo, liderado por George W. Bush, foi um dos piores da História dos EUA. Tudo é colocado na conta de Obama.

Romney foi ofuscado pelo ator e diretor de cinema Clint Eastwood. Em seu discurso, Clint fez um monólogo com uma cadeira vazia representando um presidente omisso e ausente.

No fim, Romney afirmou que os EUA precisam mesmo é de empregos, e prometeu gerar 12 milhões em seu governo. Mas não chegou a empolgar a multidão àvida por aplaudi-lo.

Presidente do Egito quer mudança de regime na Síria

Em discurso na conferência do Movimento dos Países Não Alinhados, no Irã, maior aliado da Síria no Oriente Médio, o primeiro presidente eleito democraticamente da História do Egito, Mohamed Mursi, condenou a ditadura de Bachar Assad e defendeu o apoio aos rebeldes que lutam há 17 meses e meio para mudar o regime.

Depois de condenar a ditadura de Assad, Mursi apelou aos países não alinhados. Alegou que é um "deve ético" do movimento apoiar a oposição "contra um regime opressivo que perdeu sua legitimidade", informa a TV pública britânica BBC. É o mesmo discurso adotado pelos Estados Unidos e a Europa, rejeitado pela China e a Rússia, as duas ditaduras com assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A delegação síria se retirou do plenário em sinal de protesto na hora do discurso. Os iranianos próximos à ditadura de Assad ficaram constrangidos, comentou a TV árabe especializada em notícias Al Jazira. Tanto os EUA quanto os rebeldes sírio acusam o Irã de armar o regime sírio e de enviar milicianos ligados à Guarda Revolucionária Iraniana para lutar ao lado das forças leais a Assad.

É a primeira visita de um líder egípcio ao Irã desde a vitória da Revolução Islâmica, em 1979. O regime fundamentalista iraniano rompeu relações com o Egito por causa do apoio deste país à ditadura do xá Reza Pahlevi e do acordo de paz assinado com Israel, lembra a agência de notícias Reuters.

O Irã organizou a conferência do Movimento dos Países Não Alinhados para romper seu isolamento internacional, obter apoio a seu programa nuclear, suspeito de desenvolver armas atômicas, e para seu aliado Assad. A longa guerra civil na Síria o torna mais vulnerável a um ataque de Israel e o isola de seu aliado libanês, a milícia xiita Hesbolá (Partido de Deus).

Mursi defende o direito do povo sírio de resistir a uma tirania brutal, mas é contra uma intervenção militar estrangeira. Ao contrário da Turquia, da Arábia Saudita, do Catar, dos Emirados Árabes Unidos e do Irã, o Egito não está envolvido nos combates.

Diante da falta de alternativa, observa o jornal inglês The Guardian, uma conferência internacional talvez seja o melhor lugar para retomar a busca por uma solução diplomática.

Ban denuncia ameaças e Israel e negação do Holocausto

Sem citar o Irã, ao participar da conferência do Movimento dos Países Não Alinhados em Teerã, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, denunciou o país-sede por negar o genocídio dos judeus pela Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial e ameaçar destruir Israel.

Pouco antes, o Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, acusara os "ferozes lobos sionistas" de suprimir os direitos do povo palestino.

"Eu rejeito fortemente as ameaças de qualquer país-membro de destruir outro e as tentativas ultrajantes de negar fatos históricos como o Holocausto", declarou Ban em seu discurso na conferência, citado pelo jornal liberal israelense Haaretz. "Alegar que Israel não tem o direito de existir ou descrevê-lo em termos racistas não apenas está errado, mina os princípios que prometemos defender."

O presidente linha-dura iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, negou o Holocausto repetidas vezes e ameaçou varrer o país do mapa. No início deste mês, chamou Israel de "tumor cancerígeno".

Ban participa da conferência apesar dos protestos dos Estados Unidos e Israel, que não queriam que ele fosse.

Mineiros sul-africanos são acusados por morte de colegas

Por causa de uma lei da era do apartheid, 270 trabalhadores da mina de platina de Marikana, na África do Sul, onde 34 colegas foram mortos pela polícia há duas semanas, foram considerados culpados automaticamente. A lei responsabiliza pelas consequências de um protesto quem é preso em confrontos entre manifestantes e a polícia.

Foi o pior incidente desde o fim do regime segregacionista da minoria branca em 1994, com a ascensão de Nelson Mandela, primeiro presidente eleito democraticamente da História do país.

"O tribunal denunciou hoje os mineiros pelas mortes", anunciou o porta-voz da promotoria, Frank Lesenyego, sob protesto do ex-líder da juventude do Congresso Nacional Africano (CNA), Julius Malema, afastado por razões disciplinares depois de conflito com o presidente Jacob Zuma.

Em sua defesa, a polícia alegou que os manifestantes, ligados a um sindicato radical, se aproximaram brandindo facões e lanças em atitude ameaçadora.

"É uma loucura", reagiu Malema, citado no jornal francês Le Monde. "Nenhum dos policiais que mataram os mineiros está na prisão".

A matança na mina próxima a Joanesburgo foi comparada ao Massacre do Cavalo de Troia, em 1985, na Cidade do Cabo, quando policiais se ergueram da caçamba de um caminhão para atirar contra uma manifestação da maioria negra para lembrar o Massacre de Sharpeville, em 1960, quando 69 negros foram mortos.

A grande diferença é que agora os negros estão no poder. O episódio mostra que a África do Sul ainda está longe de resgate sua dívida social com a maioria oprimida por séculos de discriminação racial.

Vendas no varejo caem 0,8% no Japão

As vendas do comércio varejista diminuíram 0,8% no Japão em agosto em relação ao mesmo mês no ano passado, anunciou hoje o Ministério da Economia do país. Foi a primeira baixa em oito meses, desde novembro de 2011.

O resultado foi consequência de um recuo nas vendas de produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A economia japonesa, a terceira maior do mundo, também está sendo afetada negativamente pelo fortalecimento do iene e a queda nas exportações devida à crise internacional.

Romney comete gafe em meio à tempestade

O ex-governador Mitt Romney faz hoje o discurso mais importante de sua vida para aceitar a candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 6 de novembro de 2012 e tentar se apresentar ao povo americano desmanchando a imagem de milionário insensível aos problemas da classe média e dos pobres. Ontem, ele cometeu mais uma gafe.

Ao chegar ao estado de Wisconsin para participar de um ato de sua campanha, tentando fazer média com a população local, Romney declarou: "É ótimo colocar os pés numa terra seca".

Enquanto isso, no Sul dos EUA, especialmente nos estados da Lousiana e de Mississípi, próximos de Tampa, na Flórida, onde se realiza a Convenção Nacional Republicana, 1 milhão de americanos estão sem energia elétrica por causa do furacão Isaac, rebaixado ontem a tempestade tropical.

Ben Laden não resistiu na hora da morte, diz livro

Ao contrário do que anunciou o presidente Barack Obama, Ossama ben Laden, o terrorista mais procurado não estava armado e não resistiu quando foi encurralado e morto pelo comando de elite da Marinha dos Estados Unidos Seals (Focas) em Abotabade, no Paquistão, em 1º de maio de 2011, pelo horário de Brasília. A revelação está num livro de um dos participantes da operação.

Um Dia que Não foi Fácil: um relato em primeira mão da missão que matou Ossama ben Laden,  escrito e publicado sob o pseudônimo de Mark Owen, identificado pela TV de ultradireita Fox News como Matt Bissonnette, afirma que se passaram cerca de 15 minutos entra a invasão da casa onde o terrorista estava refugiado e sua morte. Seria tempo suficiente para o terrorista pegar uma arma para reagir.

Como Ben Laden não fez isso, foi executado sumariamente. Isso viola o direito internacional. O líder da rede terrorista Al Caeda deveria ter sido preso e processado, o que lhe daria uma tribuna para atacar os EUA, sua política externa, suas guerras em países muçulmanos.

Para o jornal The Washington Post, era inevitável que algum agente escrevesse um livro sobre a operação mais espetacular da chama "guerra contra o terror" lançada depois dos atentados de 11 de setembro de 2001. Afinal, os EUA têm ampla liberdade de expressão, havia relatos contraditórios e oportunidade para ganhar dinheiro.

Antes do lançamento, antecipado de 11 para 4 de setembro, graças às encomendas das livrarias, o livro chegou rapidamente ao primeiro lugar entre os mais vendidos, superando 50 Tons de Cinza, já lançado no Brasil. Seu autor prometeu doar o lucro para instituições de caridade que ajudam as famílias de Seals mortos em combate.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Racistas são expulsos da convenção republicana

Duas pessoas foram expulsas da Covenção Nacional do Partido Republicano dos Estados Unidos depois de jogar amendoin numa repórter cinematográfica negra da rede de televisão americana CNN e dizer: "É assim que se alimenta os animais".

"Dois participantes tiveram comportamento deplorável nesta noite", declararam os responsáveis pela convenção que oficializou a candidatura do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney à Presidência dos EUA na eleição de 6 de novembro de 2012. "Sua conduta é indesculpável e inaceitável. Esse tipo de comportamento não será tolerado".

Com o primeiro presidente negro da História dos EUA lutando pela reeleição, qualquer acusação séria de racismo roubaria muitos votos da oposição. As imagens do plenário mostram uma maioria esmagadora de brancos, louros e anglo-saxões. Os discursos fazem apelos inflamados para que Obama seja presidente de um só mandato, uma pressão que líderes negros denunciam como racista.

Livro Bege do Fed indica crescimento em julho e agosto

Depois de uma expansão num ritmo anual de 1,7% no segundo trimestre, a economia dos Estados Unidos teve um crescimento de modesto a moderado em julho e no início de agosto, indica o Livro Bege, uma análise de conjuntura feita oito vezes por ano pela Reserva Federal (Fed), o banco central dos Estados Unidos, reporta o jornal The Wall St. Journal.

Mais da metade das delegacias regionais do Fed registraram crescimento no relatório produzido com base em informações e análises de empresas e economistas coletadas até 20 de agosto, que servirão de base para as discussões da próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto, em 12 e 13 e setembro.

No Livro Bege, o Fed adverte para as incertezas da recuperação econômica da maior economia do mundo depois da Grande Recessão de 2008-9, registra uma melhoria generalizada no setor imobiliário, tanto residencial quanto comercial. O mercado de trabalho ficou estagnado ou apresentou um pequeno avanço.

EUA cresceram 1,7% ao ano no segundo semestre

A economia dos Estados Unidos cresceu um pouco do que estimado anteriormente de abril a junho de 2012. O índice de crescimento do produto interno bruto da maior economia do mundo foi elevado de 1,5% para 1,7% ao ano, informou hoje o Departamento do Comércio.

Houve melhora nos dados relativos ao comércio, gastos do consumidor, e despesas de governos estaduais e municipais.

Ao mesmo tempo, observa o jornal The Wall St. Journal, os lucros das empresas americanas aumentaram 6,1% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período em 2011, mais um sinal da lenta recuperação econômica dos EUA.

Como o último boletim Focus do Banco Central do Brasil, com a média das opiniões do mercado, previu um crescimento de 1,73% para o país neste anos, a economia brasileira anda no ritmo da endividada economia americana.

Carne de porco gera inflação e fica em falta na China

É uma boa oportunidade para os exportadores brasileiros. A carne de porco, principal fonte de proteínas de uma população que era vegetariana durante a escassez e o racionamento da era de Mao Tsé-tung, puxa a inflação de alimentos na China e os estoques devem cair em seis meses, informa o jornal The New York Times.

A alta nos preços é resultado da seca nos Estados Unidos, que arrasou as plantações americanas de soja e milho, as maiores do mundo. Com os animais gordos e prontos para abate num momento de fraca demanda doméstica, os criadores estão sendo obrigados a vendê-los.

Com o custo de produção em nível recorde, o risco é de um aumento da inflação em 2013. Por causa da desaceleração do crescimento chinês, hoje em 7,6% ao ano, a inflação caiu e hoje está sob controle. O preço da carne de porco pesa como um item importante da cesta de alimentos do consumidor chinês.

Terrorista sobrevivente em Mumbai pega pena de morte

O Supremo Tribunal da Índia confirmou hoje a sentença de morte para Mohammed Ajmal Kassab, o único terrorista  preso durante um ataque contra Mumbai, a maior e mais rica cidade do país, de 26 a 28 de novembro de 2008. Mais de 160 pessoas foram mortas na ação.

Kassab alegou que não teve um julgamento justo e vai apelar por um indulto, altamente improvável dada a revolta da opinião pública indiana diante da ação terrorista. O ataque piorou ainda mais as relações sempre tensas entre Índia e Paquistão, dois inimigos históricos armados com bombas atômicas.

Dez terroristas ligados ao grupo extremista muçulmano paquistanês Lashkar-e-Taiba (Exército dos Puros) chegaram pelo mar em pequenos barcos de pescadores e aterrorizar Mumbai atacando dois hotéis cinco estrelas, uma estação ferroviária e um centro cultural judaico. A polícia indiana precisou de três dias para acabar com a ofensiva terrorista.

Único sobrevivente, Kassab foi condenado à morte em maio de 2010. O Supremo agora apenas confirmou a sentença.

Assad pede mais tempo para derrotar rebeldes

Na primeira entrevista depois da morte de seus principais assessores de segurança, o ditador Bachar Assad tentou mostrar calma diante da escalada da guerra civil na Síria. Ele afirmou que suas forças estão "progredindo", mas disse que precisa de mais tempo até a vitória final.

Com cerca de 400 mortes, o último fim de semana foi o mais sangrento. Em 17 meses e meio de rebelião, as Nações Unidas estimam o total de mortos em 18,5 mil, enquanto os rebeldes calculam em 25 mil.

Assad alegou que está enfrentando uma conspiração internacional liderada pelos Estados Unidos. O objetivo seria vencer a resistência síria ao projeto americano e israelense para dominar o Oriente Médio. Isso justificaria a repressão brutal de sua ditadura sanguinária.

Em entrevista ao jornal inglês The Independent, o ministro do Exterior sírio, Walid Muallem, insistiu: "Acreditamos que os EUA são o maior agente contra a Síria e os outros são seus instrumentos".

Os rebeldes criticaram os EUA porque Washington considerou prematura a formação de um governo provisório da oposição, um dia depois que o presidente da França, François Hollande, disse estar pronto a reconhecer um governo da oposição como legítimo representante do povo sírio.

Justiça da Ucrânia confirma condenação de Timochenko

O Supremo Tribunal de Justiça da Ucrânia confirmou hoje a sentença de sete anos de prisão para a ex-primeira-ministra Yulia Timochenko por corrupção e abuso de poder.

Seu julgamento foi considerado um processo político e irregular, o que levou vários líderes da União Europeia a boicotar as partidas realizadas na Ucrânia durante a copa europeia de seleções, a Euro 2012.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Partido Republicano oficializa candidatura Romney

Apesar das restrições da ala mais conservadora, o Partido Republicano indicou oficialmente agora há pouco o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney como candidato à Presidência dos Estados Unidos na eleição de 6 de novembro de 2012.

Com a reação conservadora à eleição do primeiro presidente negro da História dos EUA, a oposição marchou para a direita, sob pressão do movimento radical Festa do Chá. Romney está à esquerda do partido, que adota posições extremistas, como condenar o aborto mesmo em caso de estupro.

O deputado Todd Akin, candidato ao Senado, chegou a dizer que a mulher tinha uma maneira de se fechar psicologicamente em casos de estupro, evitando a gravidez. Cerca de 31 mil gravidezes são causadas por ano por estupros nos EUA.

A convenção nacional republicana se realiza nesta semana em Tampa, na Flórida, que está na rota do furacão Isaac, o que resgatou a memória do furacão Katrina. O governo republicano de George W. Bush hesitou no socorro às vítimas. Foi muito criticado por sua péssima administração da tragédia. Além disso, para equilibrar o orçamento, os republicanos querem cortar o orçamento para emergências e desastres naturais.

Ann Romney, a mulher do candidato, tentou humanizar Mitt, considerado um milionário insensível, apresentando-o como um empresário competente que está sendo criticado por seu sucesso. Mas o casal, suspeito de ter dinheiro no exterior, se nega a divulgar suas declarações de renda.

Num discurso vazio mas muito aplaudido por uma plateia de brancos e louros onde era difícil encontrar representantes de qualquer minoria, o governador de Nova Jérsei, Chris Christie, acusou o presidente Barack Obama de "falir os EUA". Ele disse que Romney "saberá dizer as duras verdades que o país precisa ouvir para voltar a crescer".

O fracasso total do último governo republicano, de George W. Bush, é ignorado. A maioria dos americanos culpa mais Bush do que Obama pela pior crise econômica em 70 anos nos EUA, mas entende que o atual presidente poderia ter feito mais.

A maior dúvida é o que Romney fará, se for eleito. Na capa da influente revista inglesa The Economist, a pergunta é quais são as verdadeiras convicções do misterioso candidato republicano. Espera-se que ele dê alguma pista no discurso de aceitação da candidatura.

França abre inquérito sobre morte de Arafat

A procuradoria de Nanterre, na França, iniciou uma investigação sobre a morte do líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Arafat morreu num hospital militar perto de Paris em 11 de novembro de 2004 depois de uma doença fulminante que acabou com ele em um mês.

O inquérito foi aberto por força de uma ação impetrada pela viúva, Suha Arafat, que suspeita de assassinato. Vários objetos pessoais de Arafat, como escova de dentes, dentadura e o turbante que usava na cabeça, apresentaram altos níveis de radioatividade em exames realizados num laboratório na Suíça.

Em julho, a Autoridade Nacional Palestina pedira a exumação do cadáver para conferir a suspeita de contaminação por polônio radioativo.

Arafat fundou seu partido Fatah (Luta) em 1959. Dez anos depois, assumiu o controle da OLP, criada pelo então presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, em 1964, para tentar dominar o movimento palestino, que lutava pela terra onde foi criado o Estado de Israel.

Com o reconhecimento de Israel pela OLP, foi aberto o caminho para o processo de paz iniciado em 1991, em que os palestinos lutam para criar um país independente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, territórios ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Três anos depois, como resultado de negociações secretas realizadas em Oslo, na Noruega, nascia a Autoridade Nacional Palestina e Arafat voltava aos territórios para presidi-la. Mas o processo de paz empacou em consequência de ações terroristas palestinas, das duras reações israelenses e da falta de apoio político doméstico dos dois lados para fazer as concessões necessárias.

Diante dessa estagnação, Israel e seu principal aliado, os Estados Unidos, na época sob a presidência de George W. Bush, voltou a considerar Arafat um parceiro inconfiável para negociar a paz, o que alimenta as suspeitas de crime.

Com sua morte, a presidência palestina passou para o moderado Mahmoud Abbas, mais aceitável para americanos e israelenses. Mas o processo de paz continua parado. A OLP exige o congelamento da colonização dos territórios ocupados, e o governo ultradireitista de Israel não mostra a menor intenção de ceder.

A chamada Primavera Árabe, com a democratização da Tunísia e especialmente do Egito, muda o equilíbrio de forças na região. Se os militares egípcios, contemplados com uma ajuda militar bilionária dos EUA, cumpriram fielmente o acordo de paz assinado em 1979 com Israel, a política externa do governo democraticamente eleito da Irmandade Muçulmana, um grupo islamita moderado, deve refletir muito mais a opinião pública árabe, que considera a situação palestina humilhante.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Colômbia e FARC abrem negociações de paz

Depois de 50 anos de guerra civil, o governo da Colômbia e o maior grupo guerrilheiro do país, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) chegaram a um acordo assinado hoje em Havana, a capital de Cuba, para iniciar negociações de paz. A notícia foi confirmada pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

Em nota, Santos declarou que desde o primeiro dia de governo cumpriu "a obrigação constitucional de procurar a paz". Ele foi ministro da Defesa de seu antecessor, Álvaro Uribe, que adotou uma estratégia militar para derrotar a guerrilha e conseguiu reduzir substancialmente o poder das FARC.

Para se defender de possíveis críticas, Santos prometeu "aprender com os erros do passado para não repeti-los" e defender "cada centímetro do território nacional". As FARC chegaram a dominar grandes áreas do interior da Colômbia.

A última guerra civil colombiana começa em 9 de abril de 1948, quando o assassinato do candidato liberal à Presidência da República, Jorge Eliecer Gaitán, deflagrou um banho de sangue conhecido como Bogotazo e deu início a um período da História da Colômbia conhecido como La Violencia. Mais de 300 mil pessoas foram mortas em 15 anos.

Durante aquele período, socialistas, comunistas e até liberais entraram na clandestinidade. As FARC surgiram em 1964 como braço armado do Partido Comunista, que era ilegal. Com o fim da Guerra Fria e o declínio do comunismo como ideologia, as FARC firmaram uma aliança oportunista e improvável com traficantes de cocaína. Isso lhes garantiu a sobrevivência financeira, complementada com uma política sistemática de extorsão mediante sequestro.

Hoje as centenas de reféns que restam em poder das FARC são pequenos empresários sequestrados para cobrar resgate.

A guerrilha sofreu um duro golpe em 2008, com as mortes de seu comandante histórico, Manuel Marulanda, o Tiro Certeiro, do subcomandante Raúl Reyes, atacado num acampamento no Equador, o que gerou uma crise internacional entre os dois países, e de outros chefes militares importantes. Uma operação militar com a conivência da guerrilha libertou a ex-senadora Ingrid Betancourt, última refém política de peso da guerrilha colombiana.

No ano passado, o novo comandante das FARC, Alfonso Cano, manifestou interesse em negociar a paz. A guerrilha chega à mesa de negociações enfraquecida por sucessivas derrotas militares.

Irã defende seu programa nuclear e ditadura síria

Ao abrir hoje uma conferência do Movimento dos Países Não Alinhados com a participação de mais de 120 países, o regime fundamentalista do Irã tenta romper o isolamento que os Estados Unidos e a Europa tentam lhe impor em retaliação a um programa nuclear suspeito de desenvolver armas atômicas. Também reafirmou seu apoio à ditadura de Bachar Assad, atribuindo a guerra civil na Síria a uma interferência indevida das potências ocidentais.

A maior conferência internacional realizada em 33 anos para ditadura teocrática iraniana, observa o jornal The New York Times, tem um objetivo claro: romper o isolamento e dar legitimidade a um regime que reprimiu duramente a oposição interna depois da reeleição fraudulenta do presidente Mahmoud Ahmadinejad, em junho 2009, e vê seu maior aliado no Oriente Médio se afundar num banho de sangue

Apesar dos protestos dos Estados Unidos e de Israel, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, participa do encontro. O novo presidente do Egito, Mohamed Mursi, também está presente. Já manifestou a intenção de restabelecer relações com o Irã, rompidas desde a vitória da revolução islâmica em Teerã, em 1979.

Rebeldes sírios denunciam massacre de 300 pessoas

Depois de violentos combates no fim da semana, o governo da Síria anunciou ter reassumido áreas na periferia da capital que estavam sob controle rebelde, mas a oposição denuncia um massacre de mais de 300 pessoas em Daraya, na periferia da capital, Damasco.

A matança teria acontecido depois da reconquista de Daraya pelas forças governistas depois de semanas de combates. Seria um dos piores em 17 meses e meio de revolta popular contra a ditadura de Bachar Assad. Com mais de 630 mortes, a semana passada seria a mais violenta da guerra civil síria, informa o jornal The New York Times.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização de oposição sediada em Londres, revelou que mais de 200 cadáveres foram encontrados em diferentes pontos de Daraya, sem responsabilizar nenhum lado. Em cinco dias de combate, o total de mortos passou de 320.

A ditadura luta desesperadamente para reassumir o controle das duas maiores cidades sírias, Damasco e Alepo. Em declaração citada pela imprensa estatal, Assad voltou a responsabilizar terroristas guiados do exterior pelo conflito na Síria.

"O que está acontecendo é não apenas uma conspiração contra a Síria, mas contra a região como um todo, da qual a Síria é uma pedra fundamental", afirmou o ditador. "O povo sírio não vai permitir que este plano atinja seus objetivos, não importa qual seja o custo".

domingo, 26 de agosto de 2012

Dinamarca adota taxas de juros negativas

Em mais uma medida especial para enfrentar a crise, a Dinamarca está pagando para dar empréstimos aos bancos. Para manter a paridade entre a coroa dinamarquesa e o euro em plena crise da moeda europeia, o banco central dinamarquês reduziu sua taxa básica de juros para -0,2% ao ano, informa o jornal inglês Financial Times.

Como o Reino Unido e a Suécia, a Dinamarca optou por não aderir ao euro para preservar sua soberania econômica plena. Na condição de país-membro da União Europeia, faz a maior parte de seus negócios com os sócios. Por isso, decidiu usar juros negativos para manter a cotação da coroa fixa em relação ao dólar e defender assim sua competitividade econômica.

sábado, 25 de agosto de 2012

Morre o primeiro homem a pisar na Lua

Um engenheiro discreto que virou herói por ser o primeiro homem a pisar na Lua, o americano Neil Armstrong, morreu hoje aos 82 anos de complicações de uma intervenção cardiovascular, informou sua família.

Como comandante da nave Apolo 11, ele foi o primeiro a desembarcar na Lua, em 20 de julho de 1969 e descreveu assim aquele momento histórico: "Um pequeno passo para o homem, um passo gigantesco para a humanidade".

Armstrong sempre foi descrito como um herói relutante que acreditava estar apenas fazendo seu trabalho. Ele e Edward Aldrin caminharam três horas na Lua, tiraram fotos e coletaram amostras de poeira e rochas.

A conquista da Lua marcou a vitória dos Estados Unidos na corrida espacial, iniciada em 4 de outubro de 1957, quando a União Soviética lançou o Sputnik, primeiro satélite artificial da Terra.

Mais de 200 mil fugiram da guerra civil na Síria

Com a fuga de cerca de 30 mil pessoas nesta semana para a Turquia, o Líbano, a Jordânia e o Iraque, mais de 200 mil pessoas fugiram da Síria em um ano e cinco meses de guerra civil, estima o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

"Houve um aumento dramático em agosto", constatou em Genebra Adrian Edwards, porta-voz do ACNUR, citado pelo jornal The Washington Post.

Só a Turquia recebeu 73 mil refugiados sírios desde o início da revolta inicialmente pacífica contra a ditadura de Bachar Assad, em 15 de março de 2011.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Irã avança no processo de enriquecimento de urânio

Apesar das tentativas de sabotagem, o Irã instalou centenas de novas centrífugas e pode estar acelerando o processo de desenvolvimento de uma bomba atômica neste momento em que as negociações com as grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas estão estagnadas, informam diplomatas que esperam que isso apareça num novo relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

As novas centrífugas estão sendo instaladas numa base militar próxima à cidade sagrada de Kom considerada praticamente invulnerável, informa o jornal The New York Times.

O relatório vai dizer ainda que o objetivo imediato do programa nuclear iraniano é aumentar o teor do urânio enriquecido para 20%, necessário para uso em reatores médicos.

Para fazer uma arma nuclear, o urânio precisa ser enriquecido a 90%. Mas enriquecer urânio a 20% é um passo a mais rumo à bomba.

Samsung terá de pagar US$ 1 bilhão à Apple

No fim de um processo de um ano e três meses, a Justiça dos Estados Unidos condenou hoje a Samsung a pagar US$ 1,05 bilhão à Apple por violação das patentes de telefones celulares e tabuletas. Como o júri concluiu que as violações foram intencionais, as multas podem ser triplicadas a pedido da Apple.

Outro processo corre na Coreia do Sul, onde a Apple foi proibida de vender iPhones iPads.

Merkel quer Grécia no euro mas não faz concessões

No seu esperado encontro com o primeiro-ministro Antonis Samaras nesta sexta-feira, a chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, reafirmou que deseja manter a Grécia na Zona do Euro, mas não cedeu na ampliação do prazo pedida pelo lider grego.

Samaras afirmou que a Grécia não precisa de dinheiro novo, mas quer mais tempo, quatro anos em vez de dois, para equilibrar as contas públicas.

A chanceler alemã, no seu estilo dama de ferro, insistiu em que o governo grego deve cumprir todos os acordos firmados com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em setembro, a UE, o FMI e o Banco Central Europeu devem apresentar novo relatório sobre o programa de ajuste fiscal da Grécia.

Terrorista norueguês considerado são pega 21 anos

Depois de ser declarado mentalmente capaz de responder por seus crimes, o terrorista norueguês Anders Breivik foi condenado hoje à pena máxima existente no país, de 21 anos de prisão, que pode ser prorrogada para prisão perpétua se ele for considerado perigoso. Em 22 de julho de 2011, ele matou 77 pessoas num atentado no centro de Oslo seguido de um ataque a um encontro do setor jovem do Partido Trabalhista na ilha de Utoya.

Os cinco juízes chegaram ao veredito por unanimidade. Em seu discurso, Breivik afirmou que atacou para destruir a sociedade liberal multicultural que estaria permitindo uma infiltração muçulmana na Noruega. Chegou a pedir desculpas a seus companheiros de extrema direita por não ter matado mais gente.

Na sua cruzada neonazista, o terrorista colocou uma bomba diante do escritório do primeiro-ministro, no centro da capital, matando oito pessoas, e partiu para a ilha onde, fantasiado de policial, abriu fogo contra o acampamento anual da juventude do partido do governo, matando mais 69 pessoas.

Breivik alegou que aqueles jovens eram alvos legítimos porque estavam sendo doutrinados para liderar a sociedade multicultiral em que seu país estaria se transformando.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Alemanha tem saldo positivo nas contas públicas

Depois de registrar um déficit de 1% em 2011, a Alemanha teve um saldo positivo de 0,6% do produto interno bruto ou 8,3 bilhões de euros no primeiro semestre de 2012, anunciou hoje o escritório federal de estatísticas, Destatis.

Graças ao bom desempenho do mercado de trabalho, a Previdência Social teve um excedente que compensou os déficits dos governos federal, estaduais e municipais.

Venda de imóveis usados cresce 10,4% nos EUA

As vendas de imóveis residenciais usados registraram nova alta em julho nos Estados Unidos. No mês passado, foram negociados 4,47 milhões de casas e apartamentos usados, 2,3% a mais do que em junho e 10,4% a mais na comparação anual, informou ontem a Associação Nacional de Empresas do Mercado Imobiliário.

Foi o quinto mês seguido de alta nos preços, um sinal de que os americanos estão voltando ao mercado imobiliário, onde começou a crise econômico-financeira internacional dos últimos anos.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fed acena com mais um programa de alívio

Diante da fraqueza da recuperação da economia dos Estados Unidos, a Reserva Federal (Fed), o banco central do país, está pronto para fazer um novo programa de "alívio quantitativo", indicam as minutas da última reunião do Comitê do Mercado Aberto, divulgadas hoje.

"Muitos membros julgam que uma acomodação monetária adicional provavelmente será necessária em breve a menos que novas informações apontem um fortalecimento substancial e sustentável no ritmo da recuperação econômica", diz o comunicado.

Como as taxas de juros estão em praticamente zero, para estimular a economia, o Fed compra títulos da dívida pública e outros papéis para jogar mais dinheiro em circulação.

"Despenhadeiro fiscal" pode levar EUA à recessão

A economia dos Estados Unidos voltará à recessão, com queda de 0,5% no produto interno bruto em 2013, se o Congresso não evitar os aumentos de impostos e os cortes nos gastos públicos previstos para o início do próximo ano, advertiu hoje o Escritório de Orçamento do Congresso, um órgão bipartidário. O desemprego subiria para 9%.

Se esse ajuste for adiado por mais um ano para não jogar a economia num "despenhadeiro fiscal" e não prejudicar a recuperação, os EUA terão o quinto ano seguido com déficit orçamentário de mais de US$ 1 trilhão.

A campanha do presidente Barack Obama à reeleição imediatamente declarou que a vitória do candidato da oposição, o ex-governador Mitt Romney, jogaria o país num "despenhadeiro fiscal".

Com a nomeação do arquiconservador e falcão fiscal Paul Ryan para candidato a vice-presidente na chapa do Partido Republicano, o déficit e a dívida pública estarão no centro do debate para as eleições presidencial e parlamentares de 6 de novembro de 2012.

O problema é que até agora democratas e republicanos não conseguiram chegar a qualquer acordo para reduzi-los. Esse impasse quase levou à paralisação da máquina federal americana por falta de autorização para o Poder Executivo aumentar o endividamento.

Por esse motivo, não havendo acordo, haverá um corte automático de gastos no valor de US$ 1,2 trilhão, com forte impacto sobre as Forças Armadas. Além disso, o fim dos cortes de impostos da era Bush, em janeiro de 2013, aumentará impostos para 100 milhões de americanos.

Merkel rejeita ampliação de paz para Grécia

A chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, rejeitou a possibilidade de ampliar o prazo para que a Grécia corte mais 11,5 bilhões de euros em gastos públicos durante um encontro que terá na sexta-feira com o primeiro-ministro Antonis Samaras.

Em entrevista ao jornal Bild desta quarta-feira, Samaras declarou que pretendia pedir hoje uma ampliação do prazo para evitar novos cortes drásticos nos gastos públicos, já que no fim de 2012 a Grécia terá completado o quinto ano seguido de recessão, com queda de 20% no produto interno bruto.

A meta do ajuste fiscal draconiano a que a troika  (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo monetário internacional) exige da Grécia é reduzir a dívida pública de 180% para 120% do PIB até 2020.

Para Samaras, a saída da Grécia da união monetária europeia seria uma "catástrofe", trariam "pelo menos mais cinco anos de recessão e elevariam o desemprego acima de 40%. Seria um desastre econômico, agitação social e uma crise sem precedentes da democracia".

Nos últimos três anos, acrescentou o primeiro-ministro, "o nível de vida grego caiu 35%. Uma volta do dracma aprofundaria a queda para 70%. Que democracia consegue sobreviver a isso?"

Rússia é último país do G-20 a entrar para a OMC

Depois de 18 anos de negociações, a Rússia entrou hoje para a Organização Mundial do Comércio (OMC) enterrando a era soviética, sob protestos dos comunistas, que ainda são uma força política no país. Era a única economia do Grupo dos Vinte (G-20), que inclui os 19 países mais ricos do mundo e a União Europeia (UE), que ainda não fazia parte do sistema multilateral de comércio.

É uma vitória do livre mercado. Nona maior economia do mundo, a Federação Russa tem hoje um produto interno bruto de cerca de US$ 2 trilhões. Agora, terá de reduzir as tarifas de importação de 700 tipos de produtos agrícolas ou industrializados.

Pelos cálculos do Banco Mundial, com a adesão à organização internacional, a economia russa deve ganhar de US$ 53 bilhões (R$ 106 bilhões) a US$ 177 bilhões (R$ 354 bilhões).

A OMC passa a ter 156 países-membros. É uma entidade criada em 1994 para substituir o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT, da sigla em inglês), de 1947. Suas funções são promover negociações para liberalizar o comércio internacional e servir como mecanismo de solução de controvérsias, um tribunal para resolver conflitos comerciais.

Partido Republicano quer proibição total do aborto

A plataforma eleitoral do Partido Republicano para as eleições presidencial e legislativas de 6 de novembro de 2012 deve incluir uma proposta de emenda constitucional determinando a proibição total do aborto, inclusive nos casos de estupro e incesto, revelaram jornalistas que tiveram acesso ao anteprojeto.

O tema adquiriu uma nova dimensão quando o deputado Todd Akin, candidato ao Senado pelo estado de Missouri, falou em "estupro legítimo", dizendo que mesmo nesses casos a mulher tem condições de impedir a fecundação, como se isso fosse possível num ato de violência sexual.

Diante da reação negativa, o candidato republicano à Casa Branca, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, pediu a Akin, informa o jornal The Washington Post, que desista da candidatura para não dar munição à campanha do presidente Barack Obama, que apresenta a oposição como extremista em questões sociais.

A uma semana da convenção nacional do partido que vai consagrá-lo como candidato, Romney reduziu a vantagem de Obama para 48%-44%. Com a margem de erro da pesquisa, os dois estão tecnicamente empatados.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

América Latina terá 89% da população em cidades

Até 2020, 89% da população da América Latina estarão morando em cidades e no momento as que mais crescem têm menos de 1 milhão de habitantes, anunciou hoje o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (Habitat) ao divulgar no Rio de Janeiro o relatório Estado das Cidades da América Latina e do Caribe.

O relatório elaborado pela Comissão Econômica para a America Latina e o Caribe (Cepal), a Federação Latino-Americana das Cidades, Municípios e Associações de Governo Locais, os ministros e autoridades de habitação e desenvolvimento urbano, a Aliança para as Cidades e o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Primeiro-ministro da Etiópia morre aos 57 anos

Um dos políticos mais influentes da África, o primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi, morreu repentinamente depois de contrair uma infecção no hospital onde estava internado para combater uma doença não revelada.

Zenawi assumiu o poder em 1991 num golpe militar que derrubou o ditador comunista Mengistu Marian. Ele foi presidente até 1995. Desde então, era primeiro-ministro.

Como chefe de governo, Zenawi impulsionou o desenvolvimento do segundo país mais populoso da África, com cerca de 80 milhões de habitantes. Desde 2004, a Etiópia cresce numa taxa média de 11% ao ano, mas ainda enfrenta problemas crônicos de seca e fome. Mas foi acusado de autoritarismo e de perseguir adversários políticos.

A Etiópia, segundo país mais populoso da África, também se tornou uma importante aliada dos Estados Unidos e da Europa na luta contra o terrorismo dos extremistas muçulmanos. Em 2006, invadiu a Somália para combater a milícia fundamentalista Al Chababe, que luta para implantar a lei islâmica na África.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ryan defendeu estímulo no governo George W. Bush

O deputado arquiconservador Paul Ryan, indicado para candidato à Vice-Presidência dos Estados Unidos na chapa do Partido Republicano, saiu em campanha defendeu suas propostas de redução do tamanho do Estado e cortes nos gastos públicos para equilibrar o orçamento federal. Mas, no passado recente, tentou obter dinheiro público para seu estado.

Antes de se tornar o queridinho do movimento radical de direita Festa do Chá e um dos maiores críticos da política de aumento nos gastos públicos para estimular a economia, Ryan apoiou um plano de incentivo do governo George W. Bush em 2002.

"O que estamos tentando conseguir hoje com a passagem deste terceiro pacote de estímulo é gerar empregos e ajudar os desempregados", argumentou Ryan em debate na Câmara para encaminhar a votação do projeto de US$ 120 bilhões, em 14 de fevereiro de 2002. É mais ou menos o que diz o presidente Barack Obama.

Nos últimos anos, o agora vice de Mitt Romney afirma que a Lei de Recuperação e Reinvestimento do governo Obama é "uma gastança inútil", "uma experiência neokeynesiana fracassada" e "uma economia estimulada por açúcar".

ONU quer investigar aviões não tripulados dos EUA

Os Estados Unidos devem aceitar uma investigação independente de seus ataques com aviões não tripulados ou as Nações Unidas serão obrigadas a fazê-lo, afirmou ontem o relator especial da organização para direitos humanos e antiterrorismo, Ben Emmerson.

Ele advertiu que a questão "vai ficar no topo da agenda política da ONU até que algum consenso ou transparência seja atingida. (...) Não podemos decidir se é legal ou ilegal se não tivermos informações a respeito. A recomendação que tenho feito é que usuários de tecnologias de assassinato seletivo devem se submeter a uma investigação imparcial a cada morte".

EUA ameaçam intervir se Síria usar armas químicas

O presidente Barack Obama advertiu hoje que os Estados Unidos podem mudar sua posição contra uma intervenção militar no conflito na Síria, se a ditadura de Bachar Assad usar armas químicas ou biológicas na guerra civil contra os rebeldes que lutam para derrubá-lo há um ano e cinco meses.

Na verdade, o que os EUA mais temem é que armas de destruição em massa caiam em mãos de extremistas muçulmanos que não hesitariam em usá-las.

"Para nós, há algo decisivo, que é vermos armas químicas caírem em mãos", declarou Obama.

Executivos estrangeiros preferem Obama na Casa Branca

A maioria dos executivos de companhias internacionais torce pela vitória do presidente Barack Obama na eleição de 6 de novembro de 2012 nos Estados Unidos, indica uma pesquisa divulgada neste fim de semana que ouviu 1,7 mil dirigentes empresariais no mundo inteiro.

Obama foi o preferido de 42,7% dos entrevistado, enquanto o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, candidato do Partido Republicano, teve o apoio de 20,5%. Os outros preferiram não se manifestar.

Nos EUA, Romney levou uma pequena vantagem.

domingo, 19 de agosto de 2012

Gu Kailai pega pelo menos 40 anos de cadeia

Gu Kailai, a mulher do ex-direigente do Partido Comunista da China Bo Xilai, foi condenada à morte pelo assassinato do empresário britânico Neil Heywood, mas teve sua pena suspensa. Em dois anos, ela deve ser comutada para prisão perpétua, mas a recomendação é de que a ré fique pelo menos 40 anos na prisão.

Seu processo foi o mais espetacular em 30 anos na China, desde que a Gangue dos Quatro, da qual fazia parte a viúva de Mao Tsé-ting, Jiang Ching, foi condenada em 1981 por crimes cometidos durante a Grande Revolução Cultural Proletária (1966-76).

Como a regra na China é que assassinato se pune com a pena de morte, há uma onda de protestos na Internet chinesa denunciando que a elite tem direito a um tratamento especial - tudo o que o PC quer evitar com um processo em que a riqueza do casal não foi investigada.

Assange denuncia "caça às bruxas" contra o WikiLeaks

Em sua primeira aparição pública desde que recebeu asilo político do Equador, o australiano Julian Assange, fundador do sítio de Internet WikiLeaks, dedicado a denunciar abusos de poder de governos e empresas, pediu o fim da "caça às bruxas" movida pelos Estados Unidos contra sua organização.

Assange teve um pedido da extradição feito pela Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, aceito pela Justiça do Reino Unido. Sem a possibilidade de interpor novos recursos, em 19 de junho de 2012, o australiano pediu asilo político à Embaixada do Equador em Londres. Na semana passada, o governo equatoriano concedeu o asilo.

O fundador do WikiLeaks nega ter cometido agressões sexuais contra duas suecas. Afirma que tudo não passa de uma manobra para extraditá-lo para os EUA, onde há um processo aberto contra ele há um ano e oito meses por roubo e vazamento de mais de 250 mil documentos sigilosos do Departamento de Estado.

Por várias vezes, ele pediu garantias ao governo americano de que ele e outros denunciantes de abusos dos poderosos não serão alvo de perseguição e injustiças. O Equador concedeu o asilo alegando que ele poderia ser enviado para os EUA, onde poderia ser levado a um tribunal militar e não teria as garantias necessárias para uma ampla defesa.

Ironicamente, na sua declaração de hoje, Assange, pediu o fim da perseguição a jornalistas no mundo inteiro. Ignorou que o presidente do Equador, Rafael Correa, vive em conflito com os meios de comunicação de massa de seu país e já impôs multas milionárias a empresas e jornalistas, a exemplo do que fazem seus aliados Hugo Chávez, na Venezuela, e Cristina Kirchner, na Argentina.

sábado, 18 de agosto de 2012

Ahmadinejad: "regime sionista é tumor cancerígeno"

Em mais uma de suas ameaças de destruir Israel, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, declarou ontem numa manifestação anti-israelense que "o regime sionista e os sionistas são um tumor cancerígeno que deve ser extirpado".

É mais uma ameaça vinda de uma ditadura teocrática suspeita de desenvolver armas nucleares. Há um grande debate interno em Israel sobre a conveniência de atacar as instalações atômicas iranianas para atrasar a fabricação da bomba.

Cuba prende oposicionistas que panfletavam em Havana

O regime comunista de Cuba prendeu na quinta-feira três dissidentes que panfletavam contra o governo no centro de Havana como parte de uma nova campanha de defesa dos direitos humanos lançada por dissidentes que já provoca prisões e operações policiais em toda a ilha.

Idalberto Acuña, Santiago Cardozo e Yosvel Ramos, da União Patriótica Cubana, distribuíam panfletos em apoio à iniciativa Cidadãos Exigem Outra Cuba.

Ramos falava no telefone no momento da prisão. Foi possível ouvir seus gritos denunciando que a polícia estava batendo nele e atacando-o com spray de pimenta, informa o jornal The Miami Herald, citando como fonte o líder do grupo, José Daniel Ferrer García.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Polícia da África do Sul massacra 34 mineiros em greve

 Como no tempo do regime segregacionista do apartheid, a polícia sul-africana atirou contra uma multidão de mineiros em greve por melhores salários e condições de trabalho, matando pelo menos 34 pessoas e ferindo outras 78, em Rustenburgo, que fica a cerca de 100 quilômetros de Joanesburgo, a maior cidade sul-africana.

Foi o pior massacre desde que a maioria negra chegou ao poder democraticamente com Nelson Mandela, em 1994.

A África do Sul não via matança igual desde o Massacre do Cavalo de Troia, em 15 de outubro de 1985, quando policiais brancos escondidos num caminhão mataram, na Cidade do Cabo, três negros e feriram outros 15 que lembravam os 25 anos do Massacre de Sharpeville, um dos marcos na luta contra discriminação racial.

Depois da matança de 69 negros em Sharpeville, em 1960, o Congresso Nacional Africano (CNA) decidiu entrar na luta armada, o que levou Mandela à clandestinidade e à prisão.

O presidente Jacob Zuma antecipou a volta de uma conferência regional realizada em Moçambique para enfrentar a crise. Ele decretou luto nacional e convocou uma comissão de inquérito.

A polícia acusou os militantes de avançar ameaçadoramente brandindo facões e lanças, informa o jornal The New York Times. Quando o gás lacrimogênio não foi suficiente para dispersar a massa enfurecida, que penetrava nas linhas de defesa da polícia, os agentes receberam ordens para atirar - e atiraram para matar, como em 1960 e 1985.

Rússia condena banda punk Pussy Riot por arruaça

Num dos processos mais discutidos dos últimos tempos, apesar dos protestos internacionais, a Justiça da Rússia condenou hoje a dois anos de prisão por arruaça e ódio religioso as integrantes da banda punk feminina Pussy Riots.

As três músicas foram denunciadas por gravar um videoclip na catedral de Moscou em atitude irreverente e desrespeitosa para criticar o apoio da Igreja Ortodoxa Russa ao presidente Vladimir Putin, que consideram um ditador. Na canção, elas pedem à Virgem Maria que as livre de Putin.

O julgamento é considerado um teste para a tolerância de Putin, que, como todo líder autoritário, costuma apontar a ameaça inimigos externos diante de qualquer movimento de oposição. Pelo menos 20 pessoas que protestavam diante do tribunal foram presas, inclusive o ex-campeão mundial de xadrez Garry Gasparov.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Produção industrial dos EUA avança 0,6%

A produção das fábricas dos Estados Unidos voltou a crescer em julho de 2012, com uma alta de 0,6% em relação a junho.

Outro boa notícia foi um aumento de 8% na concessão de alvarás de construção de novas casas, o melhor resultado em quatro anos.

O índice de preços ao consumidor, divulgado ontem, revelou um aumento de apenas 0,2% na inflação no varejo no mês de julho. A taxa anual ficou em 1,4%. É a menor desde novembro de 2010. Isso aumenta a margem de manobra da Reserva Federal (Fed), o banco central dos EUA, para estimulhar a recuperação da maior economia do mundo.

Vendas no varejo sobem 0,3% no Reino Unido

O comércio varejista do Reino Unido vendeu 0,3% a mais em julho do que em junho de 2012, superando as expectativas. A economia britânica está em recessão.

EUA intima bancos a explicar manipulação da Libor

As procuradorias dos estados de Nova York e de Connecticut intimaram sete bancos a dar explicações num inquérito sobre a manipulação da Libor, a taxa de referência interbancária do centro financeiro de Londres, usada para calcular transações estimadas em US$ 800 bilhões por ano, informou hoje a agência de notícias Bloomberg.

Os bancos americanos Citigroup e J P Morgan Chase, os britânicos Barclays, HSBC e RBS, o suíço UBS e o alemão Deutsche Bank terão de entregar documentos à Justiça dos Estados Unidos. Vários clientes apelaram aos tribunais alegando terem sido lesados pela manipulação.

A Libor é uma taxa de referência interbancária calculada com base nas taxas de juros praticadas por um grupo de bancos internacionais do qual as sete empresas intimadas fazem parte.

No pior momento da crise, em que o crédito interbancário praticamente secou, os bancos manipularam as taxas para dar uma aparência de normalidade. Agora, afirmam ter sido pressionados por bancos centrais a fazer isso.

Investimento estrangeiro na China cai 8,7%

O investimento externo direto caiu 8,7% em julho na China na comparação anual. As empresas estrangeiras aplicaram US$ 7,58 bilhões na ampliação da sua capacidade produtiva. Em junho, a queda tinha sido de 6,9% em 12 meses para US$ 12 bilhões.

Nos últimos meses, as exportações da China sentiram o impacto da crise econômica internacional, especialmente da retração na União Europeia, o maior mercado mundial, com produto interno bruto de cerca de US$ 18 trilhões.

Conselho de Segurança encerra missão da ONU na Síria

O Conselho de Segurança decidiu hoje encerrar a missão de observação das Nações Unidas na Síria por falta de condições para cumprir sua tarefa. O atual mandato vai até domingo, 19 de agosto.

A missão visava a observar uma trégua entre a ditadura de Bachar Assad e os rebeldes que há um ano e cinco meses tentam derrubá-lo. O cessar-fogo estava previsto no plano de paz do ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, mas nunca chegou a ser adotado pelas partes em conflito.

Equador concede asilo político a Assange

Sob a alegação de que ele não teria direito a um julgamento justo, o governo do Equador concedeu hoje asilo político ao australiano Julian Assange, fundador do sítio WikiLeaks, que vazou na Internet mais de 250 mil documentos sigilosos do Departamento de Estado americano, de outros países e de empresas. Ele é acusado de crimes sexuais na Suécia e teve seu pedido de extradição aceito pela Justiça do Reino Unido.

Como acredita que tudo não passa de uma manobra para que a Suécia o entregue aos Estados Unidos, esgotados todos os recursos jurídicos no Reino Unido, em 19 de junho, Assange entrou na Embaixada do Equador em Londres.

Hoje de manhã, o ministro do Exterior equatoriano, Ricardo Patiño, justificou a concessão de asilo alegando que Assange é um defensor dos direitos humanos e da liberdade de expressão, e é vítima de perseguição política. Se for extraditado para os EUA, Assange não será submetido a um julgamento justo, pode ser levado a uma corte marcial e executado.

O problema para Assange é que agora ele precisa de um salvo-conduto para ir da embaixada até o aeroporto, e o governo britânico ameaça prendê-lo se ele deixar a representação diplomática. Ao pedir asilo, o australiano violou os termos de sua liberdade condicional.

Agora há pouco, o ministro do Exterior britânico, William Hague, deixou claro que ele não terá salvo-conduto para sair da embaixada e deixar o Reino Unido.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

População dos EUA é igual a π x 300 milhões

Na terça-feira, 14 de agosto de 2012, a população dos Estados Unidos atingiu um marco matemático importante. Pelas projeções do Birô do Censo, às 14h29 pela hora local, 15h29 em Brasília, o total de residentes no país chegou a 314.159.265.

É o número da letra grega pi ou π vezes 300 milhões.

O número π, 3,14159265, é uma constante matemática que resulta da divisão da circunferência pelo diâmetro de um círculo.

Equador decide amanhã se dá asilo a Assange

O Equador anuncia nesta quinta-feira se aceita o pedido de asilo do australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que teve sua extradição para a Suécia, onde é acusado de agressão sexual, aprovada pela Justiça do Reino Unido.

Assange se considera vítima de uma conspiração para ser levado para os Estados Unidos, onde é procurado por revelar mais de 250 mil documentos sigilosos do Departamento de Estado. Em 19 de junho de 2012, esgotados todos os recursos contra a extradição, ele se refugiou na Embaixada do Equador em Londres.

Por força de um mandado de prisão europeu, o Reino Unido tem a obrigação de entregar Assange à Justiça da Suécia, na presunção de que ele terá direito a um julgamento justo em qualquer país da União Europeia.

Mesmo que obtenha asilo no Equador, Assange vai precisar de um salvo-conduto do governo britânico para chegar até o aeroporto. Ele não tem nem como sair da embaixada, que fica num primeiro andar, direto no estacionamento, onde um carro oficial da representação equatoriana teria direito a imunidade diplomática.

Assim, Assange pode ser preso mesmo que seu pedido de asilo político seja aceito.

Conflito sírio atinge o Líbano

Com o sequestro de mais de 30 sírios em território do Líbano, a guerra civil na Síria chegou a um ponto temido há muito tempo. Transborda e contamina os países vizinhos. A Arábia Saudita, o Catar e os Emirados Árabes Unidos aconselharam seus súditos a não viajar para o Líbano ou a sair de lá.

Uma poderosa família xiita libanesa teria sequestrado os sírios refugiados no Líbano para trocá-los por um de seus membros, que teria sido capturado pelo Exército da Síria Livre.

As imagens, mostradas na televisão libanesa, são capazes de inflamar as ruas de um país que passou por sua própria guerra civil (1975-90) e até hoje é profundamente dividido, informa o jornal The New York Times.

ONU acusa governo e rebeldes da Síria de crimes

A ditadura de Bachar Assad, suas milícias associadas e os rebeldes que lutam para derrubá-lo cometeram crimes de guerra na guerra civil da Síria, que completa hoje um ano e cinco meses, afirmou hoje um painel nomeado pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

O governo e as milícias são responsáveis pelas maiores atrocidades, como o massacre de Hula, onde 108 pessoas foram mortas em 25 de maio de 2012, denuncia o relatório do painel, presidido pelo sociólogo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, professor da Universidade de São Paulo (USP).

Além de assassinatos, o regime e as milícias governistas conhecidas como chabihas são acusados de tortura, estupro e ataques indiscriminados a civis ordenados pelos altos escalões do governo e das Forças Armadas. Os rebeldes fazem o mesmo, mas "em menor escala e com menor frequência", diz a ONU.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Paulo Sérgio Pinheiro declarou: "Estamos preocupados com a intensificação das violações de direitos humanos cometidas por grupos armados. Eles não têm poder [legal] para executar pessoas".

Os métodos brutais da ditadura foram considerados muito além do que as leis da guerra permitem: "Ainda que as Convenções de Genebra ofereçam legalidade ao governo para fazer algumas ações de guerra como atacar legitimamente grupos armados, elas não autorizam bombardear a população civil diretamente. É o que tem acontecido", concluiu Pinheiro.

A lei internacional repudia o uso da força, a não ser em legítima defesa, o que pode ser alegado pelos rebeldes, mas não pelo governo da Síria. O regime do clã Assad e da minoria alauíta atacou manifestações pacíficas realizadas a partir de 15 de março de 2011, quando a chamada Primavera Árabe chegou ao país. Atacou e ataca civis desarmados.

Mesmo quando admite o uso da força, o direito internacional prevê seu uso da maneira proporcional à agressão ou ameaça de agressão, contra inimigos armados e protegendo a população civil.

Se os rebeldes usam as mesmas táticas no momento em que a guerra civil se intensifica, o presságio é de um futuro ainda mais violento na Síria.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Vendas no varejo e preços no atacado sobem nos EUA

Depois de quatro meses em queda, as vendas no varejo voltaram a crescer nos Estados Unidos em julho. A alta de 0,8% foi resultado de aumentos de negócios em quase todos os setores, de automóveis a produtos eletroeletrônicos. Os economistas esperavam um avanço de apenas 0,3%.

O índice de preços do produtor (atacado) subiu 0,3%. A maior alta em cinco meses ficou um pouco acima do 0,2% previsto pelos economistas. Foi provocado por aumentos nos preços de caminhões leves, cigarros e produtos farmacêuticos.

Hollande chega aos 100 dias com maioria insatisfeita

Cem dias depois de sua eleição, o homem que fez campanha prometendo ser um presidente "normal", em contraste com seu antecessor egocêntrico Nicolas Sarkozy, o presidente socialista François Hollande não conseguiu encaminhar soluções para os maiores problemas que afligem a França: a ameaça de volta da recessão, um desemprego recorde, a crise das dívidas públicas da Zona do Euro e a guerra civil na Síria. Só 46% dos franceses estão satisfeitos.

Em pesquisa do Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop) divulgada no sábado, 57% reconhecem que Hollande se esforça para cumprir as promessas de campanha, mas 54% entendem que ele não está conseguindo. Os totalmente satisfeitos são apenas 3%, enquanto 43% estão um pouco satisfeitos, 38% um pouco descontentes e 16% totalmente descontentes.

O ceticismo é maior em relação ao desemprego, à desindustrialização, à insegurança e à imigração clandestina, informa o jornal Le Monde.

A pesquisa ouviu 1004 adultos de 6 a 8 de agosto.

UE e Eurozona encolhem 0,2%

A economia do conjunto dos 17 países que usam o euro como moeda e a da União Europeia como um todo recuaram 0,2% no segundo trimestre de 2012. A Alemanha, maior economia do continente, avançou 0,3% e a França, a segunda maior, ficou estagnada, informa a Eurostat, agência oficial da estatísticas da UE.

Entre os países em dificuldades para honrar suas dívidas, a Grécia encolheu 6,2% na comparação anual, como anunciado ontem. Portugal recuou 1,2%. A Itália e a Espanha também tiveram resultados negativos.

A produção industrial na Zona do Euro caiu 0,6% em junho depois de avançar 0,9% em maio. Na UE, a contração foi de 0,9% em junho após alta de 0,8% no mês anterior. Nos 12 meses até junho de 2012, houve uma queda de 2,1% na Zona do Euro e de 2,2% na UE como um todo.

Apesar das más notícias, as bolsas da Ásia fecharam em alta e as da Europa caminham no mesmo sentido.

Ex-primeiro-ministro sírio: regime está desabando

Em sua primeira declaração pública desde que fugiu na Síria na semana passada, o ex-primeiro-ministro Riad Farid Hijab afirmou que "o regime está desabando moral, material e economicamente" e já não controla mais do que 30% do território nacional.

O ex-primeiro-ministro fez um apelo à unidade das oposições para derrubar a ditadura de Bachar Assad.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PIB da Grécia encolhe 6,2% num ano

A economia da Grécia produziu no segundo trimestre de 2012 6,2% a menos do que no mesmo período no ano passado. Foi o nono trimestre consecutivo de queda, agravando ainda mais a situação do país, ameaçado de ter de deixar a união monetária europeia se não conseguir equilibrar as finanças públicas.

No primeiro trimestre, o recuo tinha sido ainda maior, de 6,5%. Este é o quinto ano seguido de recessão. Ao todo, o produto interno bruto da Grécia deve encolher 20% nesse período.

Os dados são da agência oficial de estatísticas Elstat.

Rebeldes afirmam ter abatido avião de guerra sírio

Os rebeldes que lutam há um ano e cinco meses contra a ditadura de Bachar Assad na Síria anunciaram hoje ter abatido o primeiro avião de guerra das forças governamentais e capturado o piloto. A mídia oficial afirma que o aparelho teve problemas mecânicos.

Se os rebeldes conseguiram armas capazes de neutralizar os bombardeios aéreos, pode ser uma grande mudança no campo de batalha. O governo sírio ainda tem mais poder de fogo, mas o momento é favorável aos rebeldes do ponto de vista moral.

Nos últimos 17 meses, cerca de 150 mil sírios fugiram do país e mais de 20 mil refugiados iraquianos voltaram para casa. Só a Turquia recebeu mais de 60 mil sírios.

Japão cresceu só 0,3% no segundo trimestre

Com a fraqueza nas exportações, afetadas pela crise internacional e a valorização do iene, o Japão, terceira maior economia do mundo, cresceu apenas 0,3% no segundo trimestre de 2012 ou 1,4% em bases anuais.

No primeiro trimestre, a taxa anualizada chegou a 5,5%. Agora, os economistas esperavam algo em torno de 2,3%. Veio apenas 1,4%, quase o mesmo que o 1,5% registrado nos Estados Unidos no segundo trimestre deste ano, quando o iene subiu 4% em relação ao dólar americano.

O dado positivo foi o aumento de 1,7% do investimento público na comparação com os três primeiros meses do ano. A maior parte do dinheiro deve ser aplicada na reconstrução e descontaminação das áreas atingidas pelo terremoto e maremoto de 11 de março de 2011, e pelo acidente nuclear de Fukushima.

Para o ministro do Economia do Japão, Motohisa Furukawa, citado pelo jornal inglês Financial Times, o governo "precisa estar alerta para uma deterioração das economias no exterior".

O mau resultado está derrubando as bolsas de valores no mundo inteiro.

domingo, 12 de agosto de 2012

Presidente demite ministro da Defesa do Egito

Em uma manobra ousada na luta pelo poder no Egito, o presidente Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, demitiu o ministro da Defesa, marechal Mohamed Hussein Tantawi, e seu subcomandante, general Sami Anan. Também retirou os poderes legislativos do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), que Tantawi presidia.

Os militares governam o Egito desde que a Revolução dos Coronéis, liderada por Gamal Abdel Nasser, derrubou a monarquia, há 60 anos. Sempre viram os partidos muçulmanos como inimigos de sua república secularista inspirada pela que Mustafá Kemal Ataturk construiu na Turquia depois do desaparecimento do Império Otomano, no fim da Primeira Guerra Mundial.

Durante os 30 anos em que governou o Egito ser derrubado por uma revolta popular em 11 de fevereiro de 2011, o ditador Hosni Mubarak acenou com a ameaça de que a única alternativa era o extremismo muçulmano. A Irmandade, considerada islamita moderada, venceu as eleições parlamentares e presidencial.

Diante da vitória dos partidos religiosos, o Supremo Tribunal anulou parcialmente o resultado das eleições parlamentares, dissolveu a Assembleia Nacional e transferiu todos os poderes legislativos para o CSFA.

Mursi tentou reinstautar o Parlamento. Agora, reafirmando o mandato recebido nas urnas nas primeiras eleições democráticas em 6 mil anos de História do Egito, passa para a reserva o marechal Tantawi, ministro da Defesa desde 1991, que já foi conhecido como o Poodle de Mubarak.

sábado, 11 de agosto de 2012

Terremoto deixa 270 mortos e 2 mil feridos no Irã

Pelo menos 270 pessoas morreram e outras duas mil saíram feridas de dois terremotos que abalaram a região de Tabriz, no Noroeste do Irã. As autoridades temem que o número de vítimas possa ser maior.

O tremor mais forte foi de 6,4 graus, seguido de um abalo secundário de 6,2 graus na escala aberta de Richter. É uma escala logarítmica. Mede a amplitude da oscilação da crosta terrestre. Cada ponto a mais significa um abalo dez vezes mais forte.

Romney nomeia radical de direita para vice

O candidato da oposição republicana à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, indicou hoje o deputado ultrarradical de direita Paul Ryan como candidato a vice-presidente na sua chapa para a eleição de 6 de novembro de 2012. Ele era o favorito do movimento Festa do Chá por ser considerado um falcão em termos fiscais.

Sua escolha empurra a candidatura Romney para a direita no momento em que está perdendo apoio dos eleitores independentes, como indicam duas pesquisas divulgadas ontem.

Aos 42 anos, Ryan está a 14 anos no Congresso, onde preside a Comissão de Orçamento da Câmara. Nesta condição, apresentou proposta orçamentárias alternativas às do governo Barack Obama em 2011 e 2012, com cortes nas aposentadorias, no auxílio-alimentação e no sistema de saúde que acabaria com a reforma da saúde de Obama. Também quer reduzir impostos, no caso das empresas, pela metade.

Católico praticante, ele cita a Igreja como base de suas ideias, destacando o papel das famílias e das comunidades no combate à pobreza. Mas foi criticado, em carta aberta de professores da Universidade Georgetown, por "interpretar equivocadamente os ensinamentos da Igreja" e advertido de que o governo não pode "abandonar os mais vulneráveis", reporta a televisão pública britânica BBC.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Extorsão é apontada como causa do crime de Gu Kailai

Ao confessar sua culpa por assassinato num processo com todas as características dos processos da era de Josef Stalin na União Soviética, Gu Kailai, mulher do ex-dirigente da alta cúpula do Partido Comunista da China Bo Xilai, justificou o crime alegando que precisava proteger seu filho da extorsão e das ameaças do empresário britânico Neil Heywood.

Um dia depois, os detalhes do julgamento-relâmpago começam a vir a tona. Houve uma confissão de culpa, mas o veredito ainda não foi anunciado oficialmente.

O regime comunista chinês tenta enterrar rapidamente um escândalo que revela um pouco do seu lado obscuro e sinistro: a luta palaciana dentro do governo e do partido, um padrão de abuso de poder de quem confia na impunidade, privilégios feudais e uma riqueza pessoal incompatível com uma sociedade que ainda se apresenta como socialista.

Bo Xilai foi afastado em março da chefia do Partido Comunista na megacidade de Xunquim por "sérias violações disciplinares". Em abril, foi expurgado do Politburo do Comitê Central do PC, mas nenhum crime lhe foi imputado. A condenação de sua mulher, filha de um general do Exército Popular de Libertação, por assassinato sela o destino do casal que caiu em desgraça.

Na denúncia apresentada no tribunal da distante cidade de Hefei, na província de Anhui, os promotores sustentaram que o empresário pediu dezenas de milhões de dólares a Bo Guagua, de 24 anos, formado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e pós-graduado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Heywood chegou a prendê-lo em cárcere privado numa casa na Inglaterra e enviou emails ameaçando-o de morte.

A reação de Gu Kailai revelou um lado sombrio de prepotência e abuso de poder da alta cúpula do governo e do PC chineses. É o exercício do poder de forma crua e brutal. Ela conspirou com o chefe de polícia do governo de seu marido na cidade e província de Xunquim, que acabou gravando sua confissão.

Em novembro, Heywood, de 41 anos, foi encontrado morto no hotel de luxo em Xunquim. No primeiro momento, sua morte foi atribuída a um ataque cardíaco causado por excesso de álcool. Agora, a defesa voltou a insistir na tese da bebedeira como verdadeira causa da morte, argumentando que a quantidade de cianeto de potássio usada era insuficiente para matar um homem do peso do britânico.

 Na manhã de hoje, Zhao Chiangcha, um estudante universitário da província de Anhui que disse ter estado no tribunal publicou um relato detalhado na rede social chinesa renren.com removido horas depois.

A maioria das informações, reporta o jornal The New York Times, foi confirmada pela agência de notícias oficial Nova China e pelo advogado Li Xiaolin, defensor de Zhang Xiaojun, um assessor de Bo e Gu que também foi processado.

Para especialistas em direito, a julgamento foi mais um teatro político previamente ensaiado do que uma tentativa de fazer justiça. O possível envolvimento de Bo jamais foi cogitado.

Pelos relatos do tribunal, Heywood morava há muitos anos na China quando conheceu Bo Guagua na Inglaterra em 2003 e se aproximou do filho do dirigente comunista na esperança de usar sua influência para fazer grandes negócios.

Quando a empreitada não deu certo, o empresário britânico teria exigido US$ 22 bilhões, cerca de 10% do que sonhava ganhar se o negócio desse certo. Heywood chegou a deter o jovem Bo numa casa na Inglaterra e mandou uma mensagem de correio eletrônico ameaçando "destruir você".

Neste momento, Gu Kailai achou que era hora de proteger seu "coelhinho", como ela chamou o filho num email. Na megacidade de Xunquim, Bo Xilai era chefe do PC; na prática, era prefeito e governador da província ao redor.

Gu pediu ajuda ao chefe de polícia de Xunquim, Wang Lijun, um subordinado de seu marido com papel importante nas campanhas de combate à corrupção lançadas por Bo Xilai, que resgatou práticas abusivas da era de Mao Tsé-tung e até canções triunfalistas do tempo da Revolução Cultural. Houve protestos de neomaoístas em defesa de Bo Xilai, mas não no tribunal, onde ele não estava em julgamento.

Quando Wang Lijun disse que não poderia ajudar, Gu teria entrado em pânico. Ela decidiu agir por conta própria. Tentou armar um flagrante por tráfico de drogas em que a polícia de Xunquim atiraria alegando que Heywood tinha resistido à prisão - um "auto de resistência" no modelo chinês. Wang ajudou a conspirar, mas não quis executar o plano.

Talvez o envenenamento fosse uma alternativa mais discreta. Gu saiu atrás de veneno para cães e ratos. Ao todo, sete pessoas foram presas por ajudá-la a comprar a substância usada para matar Heywood.

Em 10 de novembro de 2011, prossegue a reconstituição do crime feita no tribunal, Zhang Xiaojun, um militar da reserva que tinha servido ao pai de Gu, foi a Beijim convidar o empresário britânico a visitar Xunquim. Gu revelou seus planos a Wang Lijun, o chefe de polícia, na tarde de 13 de novembro.

À noite, Gu Kailai jantou com sua vítima. Depois, pediu ao motorista que comprasse uma garrafa de uísque Royal Salute. Ela preparou o veneno e entregou tudo a Zhang, que sabia do plano e não queria participar, mas acabou concordando para não contrariar uma família tão poderosa, na descrição dos promotores.

Por volta das onze da noite, Gu levou Heywood até o exclusivo hotel Nanshan Lijing Resort, onde o empresário britânico estava hospedado na cabana 1605. Eles tomaram uísque até Heywood ficar bêbado a ponto de se deitar e pedir um copo d'água, o que para um britânico costuma exigir muitas doses de alcool.

Neste momento, Zhang chegaria com o veneno. A água que deveria saciar a sede de Heywood acabou por matá-lo. Gu espalhou drogas pelo quarto para simular a hipótese de envenenamento por álcool e drogas de farmácia. Teria abandonado a cena do crime às 23h38.

No dia seguinte, quando Gu contou o assassinato ao chefe de polícia, ele gravou a conversa. Esse relato chegou às autoridades chinesas. Foi uma das peças centrais da acusação.

O corpo de Heywood foi encontrado por funcionários do hotel em 15 de novembro. Quando a polícia chegou, Wang Lijun chefiou a investigação. Para encobrir o crime, eles coletaram provas para forjar uma perícia confirmando a versão de morte por embriaguez.

Quando Wang foi demitido por Bo Xilai, em janeiro de 2012, ele foi até o Consulado dos EUA em Chengdu e contou a história a diplomatas americanos antes de entregar a gravação com a confissão de Gu às autoridades chinesas.

Obama amplia vantagem entre independentes

Três novas pesquisas realizadas entre 2 e 8 de agosto indicam um avanço do presidente Barack Obama na disputa pela reeleição contra o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. Duas dessas pesquisas indicam uma ampliação da vantagem de Obama entre os eleitores independentes, que são os que decidem as eleições.

A maior vantagem aparece na sondagem encomendada pela televisão arquiconservadora Fox News. Obama lidera por 49% a 40%. Em julho, sua vantagem era de apenas quatro pontos, 45% a 41%. Agora, entre os independentes, o presidente está 11 pontos percentuais à frente.

Romney também sofre uma grande rejeição. Só 26% ficariam muito satisfeitos com o republicano na Casa Branca, enquanto 71% ficariam um tanto ou muito incomodados com isso.

Na pesquisa da rede de televisão CNN, a vantagem de Obama subiu para sete pontos percentuais, 52% a 45%. Em junho, a mesma sondagem apontava 49% a 46%. Entre os independentes, a vantagem do presidente aumenta para nove pontos percentuais.

Cerca de 64% dos entrevistados acreditam que Romney favoreceria os ricos em detrimento da classe média. A boa notícia para o ex-governador é a consolidação da candidatura entre o eleitorado republicano, uma mobilização essencial para a vitória em 6 de novembro de 2012.

A nova pesquisa do instituto Ipsos para a agência de notícias Reuters deu 49% a 42% para Obama, com aumento de um ponto percentual na vantagem do presidente. Essa sondagem constata um aumento do pessimismo. Só 31% dos americanos acreditam que o país esteja no rumo certo, informa o jornal The Washington Post.

Gu Kailai confessa culpa por assassinato

A mulher do ex-dirigente chinês Bo Xilai, Gu Kailai, assumiu a responsabilidade pela morte do empresário britânico Neil Heywood, envenenado com cianeto de potássio num quarto de hotel na cidade de Xunquim, onde seu marido era líder do Partido Comunista, informou hoje a agência oficial Nova China.

O julgamento político mais escandaloso em 30 anos na China durou apenas um dia. Para os que defenderam o impeachment-relâmpago do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, está aí outro exemplo de como a justiça funciona sob ditadura. Nos dois casos, o veredito estava pronto antes do julgamento.

Gu Kailai alegou ter sofrido um "colapso mental", supostamente ao ver seu filho ser ameaçado por Heywood. Ela declarou estar pronta a aceitar qualquer sentença.

Como o objetivo do regime comunista chinês é enterrar o caso o mais rapidamente possível, Gu pode ser condenada à prisão perpétua e não à morte.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

China tem maior julgamento político em décadas

O regime comunista da China dá início hoje a seu maior julgamento político desde 1981, quando a Gangue dos Quatro, à qual pertencia a viúva de Mao Tsé-tung, Jiang Ching, foi condenada por atividades antipartidárias durante a Revolução Cultural (1966-76). Hoje, está no banco dos réus Gu Kailai, mulher do ex-dirigente comunista Bo Xilai, acusada de assassinar um empresário britânico.

Em nota, o tribunal informou que o julgamento está encerrado, mas ainda chegou a um veredito.

Bo era a maior estrela em ascensão da linha dura do Partido Comunista da China, quando foi afastado, em março de 2012, da chefia do PC na cidade de Xunquim. Em abril, ele foi expurgado de todos os cargos que tinha no partido, onde era um dos 25 membros do Politburo.

Seu sonho era chegar ao Comitê Permanente do Politburo, formado pelos chamados nove imperadores que governam a China de fato, em eleições internas previstas para o fim do ano.

A queda espetacular de Bo Xilai é um dos temas mais importantes nas redes sociais chinesas, rigidamente controladas pela ditadura. Tanto ele quanto a mulher são filhos de altos dirigentes do partido, parte da aristocracia comunista.

Para abafar o julgamento, o processo corre em Hefei, uma pequena cidade do interior, distante dos grandes centros, com o objetivo de apresentar a morte de Neil Heywood como um episódio isolado, sem maior relação com a disputa de poder interna no partido e no governo. Ele seria um dos operadores das transações internacionais ilícitas do casal.

Inflação nos preços os alimentos foi de 6% em julho

Depois de três meses consecutivos da baixa, os preços dos alimentos tiveram inflação de 6% em julho de 2012, especialmente por causa das altas do açúcar e de cereais decorrentes de problemas climáticos em países produtores, informou hoje a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Nos EUA, a seca que atinge 63% do país arrasou as plantações de milho e soja, elevando o índice de preços dos alimentos em 23%. Com a queda na expectativa de safra na Rússia, o trigo subiu 19%.

O preço do arroz ficou praticamente estável em julho, enquanto o açúcar subiu em razão de problemas climáticos no Brasil, maior produtor e maior exportador mundial, na Austrália e na Índia. A chuva abaixo do previsto na temporada das monções na Índia deve reduzir a safra mundial de arroz.

AFP nota que nenhum réu do Mensalão está preso

Ao noticiar o julgamento no Supremo Tribunal Federal do escândalo político conhecido como Mensalão, em que membros do governo Lula e do Partido dos Trabalhadores são acusados de usar dinheiro ilícito para comprar apoio político no Congresso Nacional, a agência de notícias France Presse observou que nenhum dos 38 réus está preso.

Se o suposto operador do Mensalão, o mineiro Marcos Valério, tivesse sido preso, como aconteceria num país desenvolvido, teria aberto a boca e toda a prodridão da República teria sido revelada, mas, como disse a carta-testamento de Getúlio Vargas, forças poderosas continuam entravando o desenvolvimento do Brasil.

Para comparar, no Escândalo de Watergate, que levou ao impeachment do presidente Richard Nixon, nos Estados Unidos, em 1974, todos os ministros e altos funcionários denunciados criminalmente foram para a cadeia. Só Nixon escapou, indultado pelo sucessor, Gerald Ford.

Aqui, no Brasil, já se fala que haverá condenações, mas ninguém vai para a cadeia.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Inflação na China cai para 1,8% ao ano

Em mais um sinal da desaceleração na China, o índice de crescimento de preços ao consumidor baixou de 2,2% ao ano em junho para 1,8% ao ano em julho de 2012, informou o escritório nacional de estatísticas. É o menor valor em dois anos e meio, desde janeiro de 2010, quando a inflação estava em 1,5% ao ano.

Isso amplia a margem de manobra das autoridades monetárias para reduzir as taxas de juros e tomar outras medidas para estimular a expansão da economia e atingir a meta de crescimento de 7,5% para este ano. A segunda maior economia do mundo cresceu no segundo trimestre deste ano numa taxa anual de 7,6%.

No atacado, os preços registraram deflação de 2,9% no mês passado.

As vendas no varejo, principal indicador do consumo doméstico, tiveram alta anual de 13,1% em julho, um pouco abaixo dos 13,7% de junho. Nos primeiros sete meses do ano, houve um avanço de 14,2% em relação ao mesmo período em 2011.

O crescimento industrial também foi menor, baixando de 9,5% para 9,2% ao ano em julho, enquanto o investimento em capital fixo em zonas urbanas avançou 20,4% nos sete primeiros meses do ano.

Texas executa retardado mental

O estado americano do Texas matou um preso considerado retardado mental. Marvin Wilson, de 54 anos, foi sentenciado à pena de morte pelo sequestro e assassinato do informante da polícia Jerry Robert Williams.

Como o condenado conseguiu apenas 61 pontos num teste de inteligência, nove pontos abaixo do nível mínimo para uma pessoa ser considerada normal, a Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu a execução em 2002. Mas os estados têm direito de adotar suas próprias definições de retardamento mental, e Wilson foi considerado capaz e responsável pelos seus atos.

"É ultrajante que o Texas continue usando critérios não científicos para determinar que cidadãos com deficiência mental devem ser isentos da pena de morte. Os parâmetros não são científicos, são uma lembrança decadente de um estereótipo mal informado amplamente desacreditado pelos especialistas deste país", protestou o advogado de defesa.

Irã admite que há "ex-guardas" entre os "peregrinos"

A República Islâmica do Irã admite oficialmente que há "ex-membros" da Guarda Revolucionária Iraniana entre os 48 iranianos capturados no sábado passado pelos rebeldes da Síria. No primeiro momento, eles foram definidos como peregrinos que estariam em visita religiosa ao país.

O ministro do Exterior iraniano, Ali Akbar Salehi, afirmou que eles não têm mais nenhuma função militar, mas o Exército da Síria Livre alega que eles estava no país para lutar ao lado da ditadura de Bachar Assad.

No domingo, o comandante rebelde Abdul Nasser Chumair declarou que três iranianos capturados foram mortos por um "bombardeio pesado" e ameaçou executar o resto do grupo se o governo não parasse de atacar. Ele promete divulgar provas do envolvimento dos iranianos no conflito.

A Síria é a principal aliada do Irã no Oriente Médio. A queda de Assad isolaria ainda mais o regime fundamentalista xiita iraniano no momento em que é pressionado pelos Estados Unidos, a Europa e Israel a desmantelar seu programa nuclear, suspeito de desenvolver armas atômicas.

Egito bombardeia jihadistas na Península do Sinai

A Força Aérea do Egito bombardeou hoje a Península do Sinai pela primeira vez desde a Guerra do Yom Kippur (Dia do Perdão), em 1973, quando tentou reconquistar o território, ocupado por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Os alvos foram extremistas muçulmanos que atacaram um posto de fronteira e mataram 16 soldados egípcios no domingo para invadir Israel. Pelo menos 20 jihadistas teriam sido mortos. Na terça-feira, os islamitas atacaram mais sete postos fronteiriços.

Essas ações teriam sido realizadas em coordenação com militantes palestinos da Faixa de Gaza. O novo governo egípcio, presidido por Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, considerado um grupo islamita moderado, estaria fechando os túneis clandestinos que ligam Gaza ao Sinai para quebrar esse vínculo.

Na terça-feira, Israel entregou às autoridades egípcias os corpos de seis militantes supostamente mortos no ataque ao território israelense, noticiou a agência France Presse.

O presidente Mursi demitiu seu chefe do serviço secreto e pediu ao ministro da Defesa e chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas, marechal Mohamed Hussein Tantawi, que nomeie um novo comandante da Polícia Militar, informa o jornal The New York Times.

Mursi cancelou sua participação numa homenagem aos soldados mortos depois que seu primeiro-ministro foi hostilizado por ativistas que responsabilizam a Irmandade Muçulmana pelos ataques.

Com seu fanatismo, os jihadistas conseguiram aproximar o novo governo egípcio dos interesses israelenses. Para recuperar o Sinai depois da derrota na guerra de 1973, o então presidente Anuar Sadat rompeu a aliança com a União Soviética, que impedira o Exército de Israel de destruir o III Exército do Egito, se aproximou dos EUA e visitou Israel em 1977.

Sadat pagou com a vida. Em 6 de outubro de 1981, durante uma cerimônia para lembrar o início da guerra de 1973, ele foi metralhado por extremistas muçulmanos que não aceitavam a paz com Israel. Os salafistas, grupo político mais ligado aos assassinos de Sadat, conseguiram 29% nas primeiras eleições parlamentares livres da História do Egito.

Julho foi mês mais quente da história nos EUA

O mês passado foi o mais quente da história dos Estados Unidos, e a seca já atinge 63% do território continental do país, noticiou hoje a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, do inglês), reforçando a posição dos que atribuem o aquecimento global à ação do homem.

A temperatura média foi de 25ºC, 1,83ºC acima da média no século 20. O calor de julho contribuiu para que os primeiros sete meses do ano os os últimos 12 meses fossem os mais quentes nos EUA desde 1895, ano a partir do qual os dados são considerados confiáveis.

"Este tipo de acontecimentos é o que a gente esperava com a mudança do clima, calor, secas mais longas e temperaturas recordes", declarou Jake Crouch, meteorologista do NOAA, em entrevista à televisão americana NBC.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Atirador do Arizona confessa culpa por massacre

No momento em que os Estados Unidos se defrontam com dois massacres recentes cometidos por atiradores alucinados, o jovem Jared Lee Loughner assumiu hoje a responsabilidade pela morte de seis pessoas e ferimentos em outras 13 durante um ataque ao estacionamento de um supermercado em Tucson, a capital do estado do Arizona, em 8 de janeiro do ano passado.

Sua vítima mais notória, a deputada Gabrielle Giffords, atingida na cabeça, conseguiu recuperar os movimentos e a fala, mas decidiu abandonar a vida política. Ela realizava um encontro político no local na hora do ataque.

Ao reconhecer a culpa, Loughner facilita a conclusão do processo. Ele deve ser condenado à prisão perpétua, em vez da pena de morte.

"A dor e a perda causados pelos acontecimentos de 8 de janeiro de 2011 são incalculáveis. Evitar um julgamento vai permitir a nós - e a toda a comunidade do Sul do Arizona - continuar nossa recuperação", disse a ex-deputada em nota conjunta com o marido, o astronauta Mark Kelly, informa o jornal The Washington Post.

Limites de radiação de celulares devem ser reavaliados

A Comissão Federal de Comunicações (dos Estados Unidos deve reavaliar os limites da radiação emitida por telefones celulares e seus próprios métodos de medição, recomendou hoje o Escritório de Prestação de Contas do Governo (GAO, do inglês Government Accountability Office), um órgão suprapartidário, com base em estudos realizados durante um ano.

O relatório não acusa os celulares de causar câncer, mas admite que os limites atuais, estabelecidos em 1996, "talvez não reflitam mais as novas evidências sobre os efeitos" do uso desses telefones.

Entre outras conclusões, a pesquisa sugere que a comissão deveria coordenar suas atividades com outros órgãos reguladores como a Agência de Proteção Ambiental e a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, do inglês Food and Drug Administration).

"Com telefones celulares nos bolsos e bolsas de milhões de americanos, precisamos entender melhor o impacto em longo prazo do uso de telefones celulares sobre o corpo humano, especialmente em crianças, cujos cérebros e sistemas nervosos ainda estão em desenvolvimento", declarou o deputado federal Ed Markey, que encomendou o estudo, ao jornal The Washington Post.

No ano passado, um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que a radiação emitida por celulares pode ser cancerígena.

Saída da Grécia do euro é administrável, diz Juncker

Uma saída da Grécia da união monetária europeia "seria administrável, o que não significa que seja desejável por causa dos riscos associados ao povo grego, declarou hoje o presidente do Grupo do Euro, Jean-Claude Juncker, primeiro-ministro de Luxemburgo, em entrevista à TV alemã WDR.

Diretor do Fed defende compra de títulos públicos

O diretor regional do banco central dos Estados Unidos em Boston, Eric Rosengren, defendeu hoje a retomada do programa de compra de títulos da dívida pública e outros papéis para aumentar a quantidade de dinheiro em circulação e mantê-lo até a economia voltar a crescer e o desemprego cair.

A proposta de adotar indefinidamente o chamado "alívio quantitativo" foi apresentada em entrevista a The Wall Street Journal, a primeira de um diretor da Reserva Federal (Fed) desde que o Comitê de Mercado Aberto indicou na semana passada estar pronto para tomar medidas adicionais para estimular a recuperação econômica.

No momento, Rosengren é um dos diretores do Fed sem direito a voto no comitê. Todos os 12 diretores regionais participam das reuniões deliberativas, mas só cinco votam, além dos sete diretores baseados em Washington.

Assad reaparece na TV com enviado do Irã

Um dia depois da deserção do primeiro-ministro Riad Hijab, a maior defecção de seu regime em um ano e cinco meses de revolta popular, o ditador Bachar Assad apareceu hoje na televisão estatal da Síria recebendo o enviado especial do Irã Said Jalili. Ele não era visto na TV desde 22 de julho.

Ontem, teria sido um dos dias mais violentos da revolta, com 226 mortes, sendo 147 de civis. Um novo governo se reuniu, sob a chefia do primeiro-ministro interino Omar Ghalawanji.

Assad reagiu à deserção do mais importante membro sunita do governo intensificando o bombardeio a Alepo, principal centro econômico da Síria. Tanques do Exército entraram no bairro de Saladino, dominado pelos rebeldes, que estariam parcialmente cercados e com pouca munição, informa a agência de notícias Reuters. Aviões de guerra também atacaram Alepo.

Numa escala em Beirute, no Líbano, antes de chegar a Damasco, o enviado iraniano defendeu uma solução para o conflito com base em "regras democráticas, sem envio de armas nem derramamento de sangue".

No sábado, os rebeldes sírios capturaram 48 iranianos descritos pelo governo do Irã como "peregrinos".  Os rebeldes afirmam que são membros da Guarda Revolucionária Iraniana prontos para entrar em ação ao lado das forças governistas.

A Síria e o Irã acusam os Estados Unidos, a Arábia Saudita, o Catar e a Turquia de financiar, treinar e armar os rebeldes, que por sua vez denunciam o apoio militar do Irã ao regime ditatorial sírio.