quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vice de Zuma vai disputar liderança do CNA

O vice-presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe, vai desafiar o presidente Jacob Zuma na luta pela liderança do Congresso Nacional Africano (CNA), partido que domina a política do país desde o fim do regime segregacionista da minoria branca, com a eleição de Nelson Mandela, em 1994. O Seu líder é favoritíssimo para a eleição presidencial de 2014.

Vários rádios sul-africanas noticiaram que Motlanthe está aceitando indicação de delegados para disputar o lugar de Zuma na congresso do partido que começa neste domingo. Aliás, o atual presidente chegou ao poder tomando a liderança do CNA, em 2007, do então presidente Thabo Mbeki, sucessor de Mandela, prometendo resgatar a dívida social da era do apartheid.

Na época, a manobra foi considerada como típica de uma "república de bananas" pelo arcebispo Desmond Tutu, um dos grandes heróis na luta contra o regime supremacista da minoria branca.

Zuma sofreu várias acusações de corrupção quando era vice de Mbeki, enfrenta o desgaste da crise econômica e não conseguiu promover a revolução social necessária para incluir as vítimas do racismo. O massacre de 34 mineiros em greve em Marikana, em agosto de 2012, foi uma lembrança de que para muitos a realidade não mudou na África do Sul.

Nenhum comentário: