segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Monti admite disputar eleições na Itália

O ex-primeiro-ministro Mario Monti admitiu hoje a possibilidade de disputar as próximas eleições parlamentares à frente de um grupo de forças políticas reformistas que concorde com suas propostas para fortalecer a Itália e a União Europeia.

Monti, ex-comissário europeu antimonopólio pediu demissão na semana passada de liderar por um ano e um mês um governo tecnocrático que conseguiu salvar a Itália do pior momento da crise das dívidas públicas. Nas últimas semanas, perdeu o apoio do partido Povo da Liberdade, do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que ensaia um retorno à política.

Em entrevista coletiva no domingo à noite, Monti declarou estar pronto para "encorajar, aconselhar e, se me for pedido, liderar" um partido disposto a adotar sua agenda para reformar a Itália e tornar o país mais competitivo. "Temos de evitar retrocessos, mas também temos de avançar".

Suas propostas incluem uma reforma das leis trabalhistas para facilitar contratação e demissões, o combate à corrupção e o fortalecimento da posição da mulher na terceira maior economia da Zona do Euro.

O próprio Berlusconi aceitaria que Monti liderasse sua coligação de centro-direita, mas aparentemente o ex-comissário europeu prefere outras companhias.

Nenhum comentário: