sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Primeiro-ministro do Egito visita Faixa de Gaza

O primeiro-ministro do Egito, Hesham Kandil, visitou hoje a Faixa de Gaza, mas nem sua presença foi capaz de garantir um cessar-fogo de três horas anunciado antes por Israel e pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), o principal partido fundamentalista palestino, que domina o território palestino.

Pela primeira vez em 42 anos, um foguete caiu perto de Jerusalém, destaca o jornal The New York Times. O Hamas reivindicou a autoria do ataque.

Israel tem um sistema de defesa antimísseis desenvolvido em conjunto com os Estados Unidos chamado de Domo de Ferro. Estaria sendo capaz de deter 90% dos foguetes palestinos.

A mobilização da tanques junto à fronteira e de 75 mil reservistas indica que o Exército de Israel prepara uma ofensiva terrestre. Como a Faixa de Gaza é um dos lugares de maior concentração populacional do mundo, o risco para os civis é enorme.

Em Jerusalém, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu acusou o Hamas de usar a população como escudo humano. Em Gaza, o escritório do primeiro-ministro Ismail Haniya foi atacado, mas a liderança do partido tinha fugido para um local mais seguro.

Há também uma mudança estrutural no Oriente Médio. Com a Primavera Árabe, chegou ao poder no Egito a Irmandade Muçulmana, o mais antigo movimento fundamentalista do mundo, fundado em

Nenhum comentário: