quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ONU deve reconhecer hoje Estado palestino

A Assembleia Geral das Nações Unidas vota hoje à noite para reconhecer hoje a Palestina como um país independente não associado à organização, com status de observador. Os Estados Unidos não têm direito de veto sobre essa decisão.

Em retaliação, os EUA e Israel ameaçam reter fundos da Autoridade Nacional Palestina, que governa parte da Cisjordânia ocupada. Mas o enfraquecimento ainda maior da ANP favorece o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que cada vez mais se firma como principal representante do povo palestino.

Pelo menos 15 países europeus, inclusive a França, membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, devem votar a favor. O Brasil e a América Latina devem apoiar em peso a reivindicação palestina

A votação na Assembleia Geral, hoje com 193 países-membros, acontece exatamente 65 anos depois que a Resolução 181 aprovou a divisão da Palestina para a criação de dois estados nacionais independentes, um árabe e um judaico, lembra a agência Reuters.

Desde os anos 70, a Organização para a Libertação da Palestina tinha status de entidade observadora na ONU. Ao elevar seu status para país não membro é implicitamente reconhecida como estado nacional e pode se associar a todo o sistema Nações Unidas, inclusive à Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, na Holanda, onde pode denunciar os abusos da ocupação israelense.

Nenhum comentário: