segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ofensiva de Israel já matou 106 palestinos em Gaza

No sexto dia, a ofensiva de Israel contra grupos armados que disparam foguetes da Faixa de Gaza matou até agora pelo menos 106 palestinos, inclusive 20 crianças, e feriu outros 600. Um foguete palestino matou três civis israelenses.

Desde quarta-feira da semana passada, pelo menos 554 foguetes palestinos foram disparados da Faixa de Gaza; 302 foram interceptados pelo sistema de defesa antimísseis Domo de Ferro, desenvolvimento por Israel em conjunto com os Estados Unidos.

O governo Barack Obama tenta conter o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para evitar uma invasão terrestre do território palestino, que tem uma das maiores densidade populacionais do mundo, o que seria uma receita para a tragédia. Israel estacionou blindados e tanques junto à fronteira, e convocou 75 mil reservistas para uma possível invasão.

No Cairo, o presidente do Egito, Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, tenta negociar um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

Na última ofensiva de Israel em Gaza antes desta, na Operação Chumbo Grosso, no fim de 2008 e início de 2009, mais de 1,4 mil palestinos  e 13 israelenses foram mortos. A diferença agora é que a Primavera Árabe deu novo ânimo à luta contra uma ocupação que já dura 45 anos.

Por um lado, Israel contra-ataca depois de ser alvo de milhares de foguetes palestinos e agora também de mísseis iranianos com 75 quilômetros de alcance, capazes de atingir Jerusalém e Telavive, as duas principais cidades israelense. Por outro lado, a ocupação iniciada na Guerra dos Seis Dias é cada vez mais insustentável.

Nenhum comentário: