quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Hu Jintao adverte PC chinês para risco da corrupção

Ao abrir o 18º Congresso do Partido Comunista, o presidente da China, Hu Jintao, advertiu que a corrupção é hoje a maior ameaça ao monopólio de poder do PC e pode levar ao "colapso do partido e do Estado". Mais de 2,2 mil delegados participam do encontro. Devem apenas confirmar o que foi decidido pela cúpula.

"Todos os que violarem a disciplina do partido e as leis do Estado devem ser rigorosamente punido", declarou o presidente, que deve passar o cargo em março do próximo ano.

Além da ex-estrela em ascensão da linha dura, Bo Xilai, que caiu em desgraça no início do ano e foi expurgado do partido e do parlamento depois que sua mulher foi condenada por homicídio, o jornal The New York Times denunciou o enriquecimento ilícito da família do primeiro-ministro Wen Jiabao.

Depois de dez anos, tanto Hu quanto Wen passam seus cargos de líder do partido e chefe de governo para Xi Jinping e Li Keqiang. Estes dois já são membros do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central, o grupo de nove imperadores que manda na segunda maior economia do mundo. Devem governar o país nos próximos dez anos.

Em março de 2013, Xi passa a ser também presidente da China. Para manter sua influência Hu tenta conservar a presidência da Comissão Militar do Comitê Central, que controla o Exército Popular de Libertação. Esse era o único cargo oficial do então dirigente máximo Deng Xiaoping depois do lançamento das reformas econômicas.

Sob Hu, a economia chinesa cresceu cinco vezes e passou a segunda maior do mundo, com produto interno bruto estimado em mais de US$ 7,8 trilhões no fim deste ano. Depois de décadas de crescimento médio de 10% ao ano, no último trimestre o ritmo caiu para 7,4% e tudo indica que o patamar tende a cair para este nível.

Outro desafio do futuro governo chinês será reorientar a economia para o mercado interno.
Wang Yang

Como a escolha de Xi e Li está feita há muito tempo, a maior dúvida é quem será eleito para o Comitê Permanente, que pode ser reduzido para sete membro. Neste caso, seriam eleitos apenas cinco.

Tudo isto já está decidido pelos hierarcas do partido, como o ex-presidente Jiang Zemin, desde que o congresso do PC foi convocado. Os observadores estão atentos a Wang Yang, governador da província de Cantão, considerado um liberal e possivelmente reformista. Sua ascensão indicaria uma possibilidade maior de abertura política.

Nenhum comentário: