terça-feira, 20 de novembro de 2012

FMI vai emprestar US$ 4,8 bilhões ao Egito

O Egito chegou a um acordo preliminar com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para receber um empréstimo de US$ 4,8 bilhões destinado a melhorar a situação financeira do país e aumentar a confiança dos investidores no futuro do mais populoso país árabe, avalizando o programa de recuperação econômica do novo governo eleito democraticamente depois da Primavera Árabe.

Agora o acordo será submetido à direção do FMI e deve ser aprovado em 19 de dezembro. A primeira parcela será liberada imediatamente. O resto será desembolsado ao longo de um ano e dez meses.

Recuperar a economia é o maior desafio para consolidar a legitimidade do governo liderado pela Irmandade Muçulmana, o mais antigo grupo fundamentalista islâmico, considerado moderado. O acordo mantém o subsídio para o gás de cozinha dos pobres, mas corta a subvenção para combustíveis e aumenta o imposto sobre circulação de mercadorias, informa o jornal Financial Times.

O Egito cresceu a uma taxa média de 8% ao ano no início do século 21. Essa expansão foi abortada pela Grande Recessão, a crise econômica mundial de 2008-9, que provocou uma revolta popular diante do contraste das dificuldades da população com os privilégios da elite governante.

Nenhum comentário: