segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Senador radical que perdeu para Nixon morre aos 90 anos

O senador George McGovern, que disputou a Casa Branca em 1972 prometendo acabar com as intervenções militares dos Estados Unidos no exterior e perdeu a eleição presidencial para Richard Nixon, morreu ontem aos 90 anos.

De certa forma, McGovern encarnou o sonho e a esperança dos hippies e radicais dos anos 60 de construir um mundo mais pacífico e menos consumista. Foi amplamente derrotado. Nixon representava o establishment e a chamada "maioria silenciosa", que terminou por abandoná-lo com o Escândalo de Watergate.

Herói da Segunda Guerra Mundial, realizou 35 missões de combate com um bombardeiro B-24, mas foi acusado de ser fraco em defesa e de fugir de combate.

Quando seu candidato a vice-presidente, Thomas Eagleton, admitiu ter feito tratamento antidepressão, McGovern primeiro o apoiou e depois o retirou da chapa do Partido Democrata. Sua candidatura nunca mais se recuperou.

McGovern acusou Nixon de ser o "presidente mais corrupto da História dos EUA": "Quando eu recebo um telefonema, quero falar com um aliado político, meu advogado ou médico, quero ter certeza de que não há um agente do governo escutando o que estou dizendo".

Nenhum comentário: