sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Primeiro-ministro da China virou bilionário

O milagre econômico chinês chegou ao primeiro-ministro Wen Jiabao. Desde que ele assumiu a chefia do governo da China, há 10 anos, sua família acumulou uma fortuna de US$ 2,7 bilhões, revela uma reportagem do jornal The New York Times.

Muitos parentes de Wen, inclusive seu filho, sua filha, seu irmão mais moço e seu genro enriqueceram extraordinariamente. Em muitos casos, os nomes dos parentes estão escondidos por parcerias e fundos de investimento. A investigação desvenda uma trama de ligações subterrâneas entre pessoas com padrinhos políticos importantes e os lucros fabulosos obtidos com o espetacular desenvolvimento da China nas três últimas décadas.

A notícia cai como uma bomba às vésperas do Congresso do Partido Comunista que elege, a partir de 8 de novembro, os novos líderes que devem governar a superpotência emergente nos próximos 10 anos.

Na luta interna pelo poder, a estrela em ascensão da linha dura, Bo Xilai, caiu em desgraça. Wen era um de seus principais inimigos. Chegou a acusar indiretamente suas políticas como prefeito e líder do partido em Xunquim de ameaçarem trazer de volta a Revolução Cultural (1966-76), o período mais traumático da história recente da China.

Nenhum comentário: