segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Exército promete manter Líbano longe da guerra civil síria

Pelo menos sete pessoas morreram hoje em confronto nas ruas de Beirute e Trípoli de partidários e adversários da ditadura da vizinha Síria. O Exército do Líbano, que está nas ruas desde ontem, prometeu "tomar medidas decisivas, especialmente em áreas sob crescente tensões sectárias e religiosas".

O risco de transbordamento da guerra civil síria aumentou na sexta-feira com o assassinato em um atentado com carro-bomba do general Wissan Hassab, que era chefe do serviço secreto das forças de segurança internas e estava investigando ações criminosas atribuídas à ditadura de Assad. Os conflitos de rua aconteceram depois do funeral.

Soldados e pistoleiros trocaram tiros ontem à noite no Sul de Beirute. Na manhã desta segunda-feira, alguns manifestantes bloquearam ruas com pneus pegando fogo, informa a agência de notícias Reuters.

A oposição exige a renúncia do primeiro-ministro Nagib Makati, acusando-o de ser ligado à Síria e à milícia fundamentalista xiita libanesa (Hesbolá), o maior exército privado do Líbano.

Nenhum comentário: