terça-feira, 18 de setembro de 2012

OTAN reduz operações conjuntas com forças afegãs

Depois de morte de 51 soldados das forças internacionais por membros do Exército e da polícia do Afeganistão, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) suspendeu quase todas as operações militares conjuntas. A reação violenta dos muçulmanos contra o filme Inocência dos Muçulmanos também contribuiu.

A decisão teria sido tomada no domingo pelo comandante militar dos Estados Unidos no Afeganistão, general John Allen, mas só foi revelada hoje. É um problema para a decisão do presidente Barack Obama de tirar as forças americanas de combate em 2013 e sair totalmente do país em 2014, transferindo o controle da segurança ao governo do Afeganistão.

Para isso, as forças internacionais estão treinando 350 mil soldados e policiais afegãos. Sem atuar conjuntamente, essa preparação será prejudicada, observa o jornal The New York Times.

Tanto os EUA quanto o Reino Unido negaram que haja uma mudança política na condução da guerra, mas a milícia fundamentalista dos Talebã já declarou vitória no caso.

Nenhum comentário: