sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Muçulmanos atacam outras embaixadas ocidentais

A onda de protesto contra o filme repulsivo Inocência dos Muçulmanos chegou hoje à Índia, à Indonésia, à Nigéria e ao Quênia, atingindo um total de 20 países e causando pelo menos 11 mortes nesta sexta-feira, o feriado religioso semanal do islamismo. No Sudão, manifestantes atacaram as embaixadas da Alemanha e do Reino Unido, países que nada têm a ver com a produção do filme.

Isso indica que grupos antiocidentais podem estar aproveitando o momento para tentar reduzir a influência do Ocidente e do liberalismo político nas jovens democracias que brotaram da Primavera Árabe.

No Líbano, uma multidão atacou a lanchonete americana Kentucky Fried Chicken em Trípoli, a segunda maior cidade do país. A polícia reagiu e uma pessoa morreu, no dia em que o papa Bento XVI chega a Beirute para pregar a paz e a tolerância entre cristãos, muçulmanos e judeus.

No Egito, cerca de 500 manifestantes tentaram atacar a Embaixada dos EUA, que fica no Centro do Cairo, num canto da Praça da Libertação, mas foram contidos pela polícia. Um grupo mais radical ainda tenta furar o bloqueio.

Em Saná, no Iêmen, a polícia atirou para o ar para dispersar os manifestantes.

Nenhum comentário: