segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Homem mais rico da França vai morar na Bélgica

Diante do aumento da alíquota de imposto de renda na França para 75% para quem ganha 1 milhão de euros ou mais por ano, o maior magnata da França está se mudando para a Bélgica.

Bernard Arnault, diretor-presidente do grupo Louis Vuitton Moet Hennessy (LVMH), uma das marcas mais importantes do mercado de alto luxo, está pedindo cidadania à Bélgica. Ele nega qualquer relação de seu pedido com o aumento da carga fiscal na França promete continuar pagando seus impostos.

Mas no momento em que o presidente acabou de reafirmar, no domingo passado, a concretização de sua promessa de campanha de aumentar o imposto dos muito ricos, a decisão do maior magnata de sair da França recoloca em questão a política fiscal de Hollande.

O presidente francês anunciou um plano de ajuste das contas públicas com cortes de 10 bilhões de euros nos gastos públicos e aumentos de impostos de 20 bilhões de euros. É difícil e improvável que consiga o equilíbrio fiscal por esta via em plena crise das dívidas públicas da Zona do Euro.

Nenhum comentário: