domingo, 2 de setembro de 2012

Alemães veem Grécia fora da Zona do Euro

Só um quarto dos alemães acredita que a Grécia deve ficar na união monetária europeia e receber mais ajuda de outros países para equilibrar suas contas públicas, indica uma pesquisa do instituto Harris para o jornal inglês Financial Times.

Na Espanha e na Itália, que também enfrentam dificuldades para honrar suas dívidas, há uma expectativa muito maior de que os gregos continuem usando o euro como moeda.

Enquanto apenas 26% dos alemães esperam que a Grécia pague os empréstimos recebidos, esse percentual sobe para 77% entre os italianos e 57% entre os espanhóis.

Quase a metade dos alemães entendem que a Grécia não será capaz de realizar as reformas necessárias para se livrar da tutela internacional. Já 87% dos italianos 70% dos espanhóis têm "alguma confiança" nos gregos.

Essas posições divergentes são um problema a mais para os líderes da União Europeia, que devem decidir neste mês de setembro se aceitam o pedido do novo governo da Grécia de mais prazo para controlar o déficit orçamentário.

Os economistas estimam que o segundo pacote de ajuda à Grécia já tenha um rombo de 20 bilhões de euros por causa da deterioração da economia desde que foi acertado, em fevereiro de 2012.

Nenhum comentário: